Na noite do dia 19 de maio, a Universidade La Salle contou com a presença da Senadora do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos. Que tratou do tema: o papel das mulheres na sociedade e na política. O bate-papo começou com uma pequena apresentação da história de Ana Amélia, e logo depois a Senadora falou, em torno de 30 minutos, sobre a sua rotina e experiências no senado. Em seguida foi aberto o momento para perguntas do público, que se iniciou pelas professoras da Universidade La Salle, a Prof. Doutora Tatiana Vargas Maia, Coordenadora dos cursos de Relações Internacionais, História e Geografia, e a Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Direito, Prof. Doutora Renata Almeida Costa, também representantes da Instituição no movimento ElesPorElas.  Além das professoras, a conversa foi mediada pela Jornalista, Maíra Gatto, do setor de Marketing da Instituição.

De acordo com a senadora, as mulheres ainda não estão pré-dispostas a terem uma vida pública e abrirem mão de uma rotina mais tradicional. Poucas optam por deixarem de cuidar dos filhos e dos maridos para viver dedicadas a vida pública. Por essas razões o cenário político ainda está em adaptações para recebê-las. Exemplo disso, é que apenas no ano passado foram instalados banheiros femininos no plenário. Ana Amélia, falou ainda da simpatia pelas instituições comunitárias. “Meu compromisso com as comunitárias não poderia ser diferente, me sinto em casa. Agradeço pelo convite do Irmão Paulo”, destacou a Senadora que se formou em uma instituição também comunitária. Além disso, Ana Amélia, integra a Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino, como a Universidade La Salle.

A Universidade La Salle vem tratando desse tema desde 2015 e há um mês é parceira da ONU Mulheres no Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas. A primeira participação por meio desses bate-papos aconteceu com a participação da Deputada Federal, Maria do Rosário. E em 2016, os alunos conversaram com a Deputada Estadual, Manuela D’ávila.