O final de semestre é época de despedidas: das aulas, professores, colegas... e do país! Inúmeros alunos estrangeiros, que passaram os últimos meses estudando e compartilhando conhecimento com a comunidade acadêmica da Universidade La Salle, estão retornando para as suas casas. Como regras têm exceções, o aluno Jose Luiz Montenegro Ruiz decidiu estender a mobilidade acadêmica no Brasil. O retorno para o México ficará o segundo semestre do ano que vem.

Jose era “todo saudade” quando chegou ao Brasil. Nos primeiros dias, falou à imprensa da Universidade La Salle sobre a falta que sentia da família que tinha acabado de deixar no aeroporto, e sobre como estavam relutantes com a sua viagem. “Somos muito unidos e foi difícil para eles lidar com a ideia de que estaria longe e sozinho em outro país. Minha mãe só acreditou mesmo quando entrei no avião”, disse na época.

Como está a saudade hoje? De acordo com Jose Luiz, ela só aumentou, assim como a vontade de aprender mais na academia e com a cultura do Brasil. Por isso, ele decidiu ficar e a passagem, comprada para o início de 2018, foi trocada para o final do primeiro semestre do ano. “Os professores são muito bons e os projetos propostos, para além da sala se aula, agregam muito à nossa formação. Tive a oportunidade de trabalhar na La Salle Tech e conhecer novas possibilidades de atuação dentro da minha profissão”, conta.

Outro aspecto decisivo foi conviver com a diversidade da cultura brasileira: “desde o jeito de aprender, até a forma como as pessoas interagem. Eu tinha muito medo de perder alguma informação importante, tinha receio de não conseguir me virar. Tudo é uma forma diferente de aprender para ser um bom profissional e pessoa”, coloca.

Um dos desafios foi proposto pela própria Universidade: ser um dos rostos da nova campanha do Vestibular La Salle. Jose foi fotografado e hoje está estampado em banners espalhados dentro e fora da Instituição. “Foi uma surpresa! Tornei-me mais famoso aqui do que na minha universidade de origem (risos). Acho muito legal como a Universidade valoriza seus alunos e dá espaço para participarem de iniciativas como essas”, declara. A meta para a nova etapa na Universidade já está definida: “já sei me virar em Português muito melhor do que quando cheguei, agora quero aperfeiçoar a escrita” completa.

Ser La Salle é ser cidadão do mundo

A Rede Lassalista de Educação está presente em mais de 80 países, o que possibilita que cada aluno tenha uma visão muito mais próxima e ampla do mundo. Mais do que absorver conteúdos, cada Lassalista é capaz de reunir conhecimentos e experiências para formar suas próprias conexões. E isso é ser global. A Universidade é global sem perder a proximidade. Este acolhimento é tão tradicional quanto a cultura e os valores da rede.
Quer saber mais sobre as possibilidades de mobilidade acadêmica nos países em que a La Salle está presente? Entre em contato com o Centro Internacional e Hospitalidade, que fica no 5º andar do prédio 1.