O tenente-coronel Cléber Valinodo Pereira, atual comandante do 5º Comando Regional dos Bombeiros, com sede em Caxias do Sul, foi nomeado para o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A nomeação foi publicada na manhã da última terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado. Ele foi aluno do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano em 2016. A dissertação teve como tema “A prevalência de fatores de risco cardíaco isquêmico em Bombeiros Militares”, com a orientação do Prof. Dr. Alexandre Ramos Lazzarotto. A importância da pesquisa se deve ao fato de que as doenças cardiovasculares são consideradas um problema para a saúde desses trabalhadores, muitas vezes ocasionando afastamentos e levando à morte. “O mestrando Cleber realizou uma investigação relevante tanto no contexto cientifico, como no social, pois avaliou uma população pouco estudada nas pesquisas em saúde, apresentando resultados originais e, em decorrência deles, proporcionou melhorias para a saúde vascular dos bombeiros no RS”, contextualiza Lazzarotto.

O Comandante Geral disse que está muito feliz pela nomeação: “É um momento novo do Corpo de Bombeiros do RS. Estamos nos desvinculando da BM e virando organismo independente, visando sempre um serviço de excelência”, explicou. Ele ressaltou ainda que a qualificação acadêmica dos profissionais do Corpo de Bombeiros é importante e gera um processo de formação dentro da corporação.