A Universidade La Salle agora é integrante do United Nations Academic Impact, programa das Nações Unidas que reconhece instituições de ensino superior que desenvolvam atividades voltadas à defesa dos direitos humanos. “É uma acreditação muito importante, porque fizemos a submissão de um projeto com as várias atividades que já eram desenvolvidas com esse foco e demonstramos que temos interesse de continuar promovendo essas ações”, explica a Prof. Dr. Tatiana Vargas Maia, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade. Atualmente 16 Instituições de Ensino Superior fazem parte desse programa da ONU. A Universidade La Salle é a primeira integrante do Rio Grande do Sul.

A acreditação está baseada no respeito a dez princípios elencados pela ONU, entre eles direitos humanos, oportunidade de educação para todos, paz e resolução de conflitos e sustentabilidade. “Esse programa está alinhado à série de atividades que temos tomado, como adesão ao Pacto Nacional Universitário Para Promoção e Respeito a Diversidade Direitos Humanos e Cultura da Paz, a participação no Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, e palestras, aulas e eventos que tenham esse direcionamento”, completa a Prof. Tatiana.

O Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, destaca que acreditação da ONU também é importante no processo de internacionalização da Universidade: “Ações desenvolvidas em conjunto com as Nações Unidas elevam o nosso compromisso com o próprio processo de internacionalização. Isso nos motiva a procurarmos parcerias para dar visibilidades à essas ações internas e externas”, finaliza.