O Dia Internacional da Mulher deste ano foi vivido de uma forma intensa na Universidade La Salle. No final de fevereiro, a Instituição lançou a campanha “A Universidade Também é Delas”, que culminou na noite deste 8/03 com inúmeras ações gratuitas e abertas para toda a comunidade no campus.

A primeira atividade, na verdade, iniciou ainda de tarde. A Roda de Conversa "A Psicologia e ativistas que transformam a vida das mulheres" contou com a mediação das egressas do curso de Psicologia Fabiane Spohr e Jussara Benvenutti, da estagiária do serviço-escola Vera Muller e da psicóloga das Clínicas Unilasalle, Amanda de Moura.

Informação foi uma palavra trabalhada em profundidade nas ações. Além da roda de conversa, aconteceram bate-papos, palestras e momentos de troca, como no Espaço Multicultural. Do início ao final da noite, professoras, alunas e funcionárias partilharam suas histórias e aprenderam mais sobre os Direitos da Mulher. O momento foi mediado pelas profes Patrícia Kaiser, Tatiana Maia e Renata Almeida.

Um dos momentos de maior participação foi durante a fala das mulheres que participaram e que idealizaram a campanha institucional, todas com algum tipo de ligação com a Universidade. “Eu quero ser exemplo para as mulheres trabalhadoras que, por algum motivo, não conseguiram estudar quando eram mais jovens. Quero ser inspiração para elas verem que é possível conciliar rotinas e superar os limites para alcançar as conquistas diárias e a formação superior”, declarou Andréia de Quadros, 44 anos, aluna e funcionária da Universidade.

A arte também teve lugar na programação. A peça "Mulheres de Machado e o Dia da Mulher", produzida e encenada por alunos e professores dos cursos de Letras e Psicologia. Com o Auditório Bruno Ruedell lotado, o grupo apresentou as histórias das mulheres das obras de Machado de Assis, contadas por elas mesmas.

O dia encerrou com cinema! As mulheres integrantes do Diretório Acadêmico promoveram uma exibição aberta de um vídeo idealizado por elas, falando sobre o Dia da Mulher e todos os desafios que ainda existem para serem superados.

Confira os melhores momentos na galeria.

A Universidade Também é Delas

A campanha conhecida na web virou adesivo com as #aceita #respeita #assuma #reconheça. O material foi distribuído em todas as atividades que aconteceram durante a programação e passaram a estampar roupas, mochilas e cadernos. Confira aqui o projeto.