Acadêmicos de Pedagogia e Letras apresentaram as suas pesquisas no primeiro dia do V Cappe (Colóquio Acadêmico de Práticas Pedagógicas), que começou na noite desta segunda-feira, no Auditório Ir. Bruno Ruedell. São dois dias de intensos debates sobre os mais diferentes temas.

Na abertura o Vice-Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Ir. Cledes Antonio Casagrande comentou sobre o nervosismo e a insegurança que muitas vezes os estudantes têm ao apresentar um trabalho, mas também ressaltou a importância de se compartilhar o que vem sendo produzido na Universidade La Salle. “Estamos aqui para aprender cada vez mais e destacar o desenvolvimento científico. Todos os estudantes estão de parabéns pelo esforço e dedicação. Tenho certeza que teremos ótimos trabalhos”, afirma o Vice-Reitor.

Um grupo de estudantes da disciplina de Educação Intercultural nas relações étnico-raciais, orientadas pelo professor Irmão Clóvis Trezzi, compartilhou suas experiências e desdobramentos das discussões de sala de aula. Para a coordenadora do curso de Letras, a Profª Drª Lúcia Regina da Rosa foi uma primeira noite de muito conhecimento e até mesmo de descobertas. “Eu destaco a questão autoral. Porque o TCC é aquele tema que o aluno quer estudar de verdade. E conhecendo as pesquisas a gente vê o quanto o curso propicia uma série de informações que são ampliadas por eles.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, a Profª Drª Hildegard Susana Jung, é uma felicidade ver os acadêmicos imersos em temas tão importantes e humanos. A professora acredita que o colóquio é uma oportunidade de se desmistificar o tão temido TCC (trabalho de conclusão de curso), além disso, ela destaca o quanto as produções oriundas do colóquio tem sido acessadas por países como a Finlândia, Estados Unidos, entre outros. “O importante dar oportunidade de se refletir sobre temas tão importantes e atuais, que estão sendo acessados por diversos países, por meio do repositório institucional. A 4ª edição do nosso e-book pela primeira vez terá os trabalhos do curso de Letras, então eu fico muito feliz com tudo isso”, ressalta Hildegard.

O V Cappe (Colóquio Acadêmico de Práticas Pedagógicas) segue nesta terça-feira, a partir das 19h. O evento é aberto ao público e gratuito.