O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou nessa terça-feira (30/10) o nome dos ganhadores da 29ª edição. O professor da Universidade La Salle, Gelson Weschenfelder, conquistou o 3º lugar na categoria Mestre e Doutor, com sua tese de doutorado que tem como título "Os super heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco", orientado pela Prof. Dra. Maria Ângela Mattar Yunes e defendida na Universidade La Salle em Canoas. “Foi uma baita surpresa ser premiado. Me inscrevi por insistência de amigos e realmente não esperava”, destaca Gelson. O projeto de pesquisa envolve as histórias em quadrinhos na educação de crianças de escolas da periferia.

Foram três anos dedicados ao estudo que investigou a percepção dos leitores de histórias em quadrinhos sobre os riscos psicossociais dos super-heróis como recurso inspirador e gerador de resiliência. “Fizemos um mapeamento e criamos alguns conceitos e intervenções, que foram realizadas em escolas de periferia da cidade de Canoas”, conta.

A premiação de nível nacional foi destaque no Bom Dia Rio Grande e no portal G1.

Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e visa revelar talentos na área científica, além de impulsionar a pesquisa no Brasil, investindo em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.