E se a sua pesquisa pudesse salvar a vida de alguém? É essa responsabilidade e, ao mesmo tempo, oportunidade que têm os estudantes ingressantes no Mestrado Profissional em Saúde e Qualidade de Vida da Universidade La Salle, focado na análise e na compreensão científica dos processos de saúde/doença e suas implicações no desenvolvimento humano. “Sob o prisma de uma sólida matriz curricular, o Mestrado visa instrumentalizar melhor o aluno na compreensão desses processos com propósito de aproximar a pesquisa às demandas sociais. Assim, as estratégias de pesquisa são oriundas dos contextos profissionais dos alunos”, contextualiza o coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Rafael Fernandes Zanin. Em sala de aula, essa premissa social é enfatizada, dando foco a relevância científico-social das pesquisas e incentivando a tradução desse conhecimento numa linguagem e meios visuais acessíveis às comunidades envolvidas nas pesquisas.

As inscrições para os Mestrado Profissional em Saúde e Qualidade de Vida estão abertas até 22/06. Saiba mais AQUI.

Pesquisas para melhorar a vida das pessoas

O Mestrado Profissional em Saúde e Qualidade de Vida desenvolve pesquisas que podem, efetivamente, melhorar a vida da comunidade. Uma delas foi destaque no Jornal do Almoço, da RBSTV, em 2017. A pesquisa analisou quais fatorem impedem as mulheres agredidas de terminarem os relacionamentos com seus parceiros. Você pode conferir o vídeo AQUI. Os resultados podem servir como base para criação de políticas públicas nessa área.

Mais recentemente, uma pesquisa coordenada pelo pesquisador Felipe Schuch e realizada em parcerias com outras instituições internacionais, comprovou que a prática de atividades físicas pode reduzir os riscos de depressão. Esse estudo recebeu destaque nacional no Jornal da Record. O vídeo pode ser conferido AQUI. O estudo foi publicado no American Journal of Psychiatry, considerada uma das revistas mais importantes e de maior prestígio da área de psiquiatria clínica.

Outros diferenciais

O curso é formado por um corpo docente altamente diversificado e qualificado, e com uma matriz curricular fundamentada em conhecimentos oriundos de estudos biomédicos, educacionais, psicológicos e ambientais. “Desta forma, o Mestrado está contribuindo para a formação de profissionais com atualização científica e profissional com enfoque interdisciplinar voltado para resolução de problemas pontuais”, finaliza Rafael.