Ligamos no meio da tarde para a judoca Ana Martins. Ao atender questiono sobre a expectativa dela, que é também aluna bolsista da Universidade La Salle no curso de Nutrição, para os Jogos Universitários Brasileiros, que acontecem de 04 a 11/11, em Maringá, Paraná. Ela me pede um momento: “Só preciso pedir para crianças que estou dando aula para que fiquem quietinhas para eu te responder”, explica. Após alguns instantes ela volta a ligação e me explica que desde o ano passado dá aulas de judô em escolas da rede pública e privada em Canoas. “Eu acho o judô muito bom para o desenvolvimento físico e psicológico deles, ajuda na disciplina e aprendizagem”, completa. Ana compete desde os 9 anos, hoje está com 21. Ela e o atleta João Ricardo de Freitas irão representar a Equipe de Judô Kiai Associação Canoense, que tem parceria com a Universidade, no JUBs nas categorias até 52kg e até 73kg, respectivamente. “A gente está treinando bastante e agora é hora de botar em prática tudo o que treinou”, afirma João, que é bolsista no curso de Fisioterapia, graças à parceria entre as duas Instituições. Os dois atletas viajam no dia 4/11 e competem no dia 8/11. “Eu acredito que vai ser uma competição forte, mas que estou confiante de chegar no pódio. Ano passado fiquei em 5º lugar, perdi na semifinal. Esse ano acho que consigo chegar na medalha. Treinei para não bater na trave”, explica Ana.

Pareceria Universidade La Salle e Kiai

A Universidade La Salle e a Kiai Associação Canoense de Judô firmaram uma parceria em 2015 com o objetivo de proporcionar formação acadêmica aos seus atletas, via bolsa de estudo. A cooperação permite que os atletas consigam projetar sua carreia a longo prazo, pensando em atividades após a aposentadoria dos tatames.

Sobre os JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são o maior evento desportivo da América Latina. Em Maringá, o evento será realizado entre os dias 04 e 11 de novembro, com a participação de aproximadamente 4 mil atletas e dirigentes de todo o Brasil. A expectativa é de que, movimentando espaços públicos e o trade turístico, os JUBs estimulem o giro de R$ 15 milhões na economia da cidade.

Ao todo, 15 modalidades individuais e coletivas serão disputadas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018, League of Legends e do JUBs acadêmico. A novidade dessa 66ª edição é a inclusão do skate como modalidade, uma vez que o esporte entrou no programa olímpico e será disputado em Tokyo, em 2020.

Além de valer título nacional, a fase final dos JUBs também serve como seletiva para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade, considerada a maior competição universitária do planeta.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios.

Atletas e o coordenador do cursos de Educação Física, Prof. Me. José Rogério Vidal.