Iniciou nesse domingo (12) e segue até sexta-feira (17) a Semana de La Salle. Seria uma missão impossível abordar todo o legado deixado por São João Batista de La Salle há 300 anos numa programação de sete dias. Mas e se essa programação fosse especialmente preparada para ter a cara da Universidade? Durante esse período, toda a comunidade acadêmica e externa está convidada a participar de atrações culturais que mesclam o passado, o presente e metas para o futuro da educação e da Instituição.

Quem é você, Lassalista?

Já está no ar o documentário Eu Lassalista, que conta histórias de pessoas dos mais diferentes perfis, idades e profissões que foram tocadas pelo carisma Lassalista. Curioso? Acesse o YouTube da Universidade, inscreva-se no canal e receba todas as novidades.

Atualizando La Salle

As jovens senhoras lições deixadas por São João Batista de La Salle estão vivas e fazendo a diferença no mundo. Quem disse isso? Quem melhor sabe: os estudantes.

Junto com professores e funcionários da Instituição, eles foram protagonistas no Espaço Multicultural, apresentando poesias e relatos sobre as suas experiências com a filosofia Lasslista.

O DIA 15

Nessa data em que se celebra a declaração de São João Batista de La Salle como patrono universal dos educadores, a emoção tomou conta da Universidade.

Enquanto Instituição Comunitária, não poderia deixar de abrir as suas portas para que a comunidade fosse protagonista dos festejos – e isso não se resume a um momento comemorativo.

Nessa noite, foi oficialmente apresentado o Super Batistinha. A criação da acadêmica de Psicologia e colaboradora do setor de Prevenção e Emergências da Universidade, Débora Eduarda Saldanha, venceu o Concurso Unimascote e logo estará representando a Universidade no campus, em eventos e onde o seu superpoder de conhecimento for necessário.

Sabe aquela música que, só de ouvir as primeiras notas, já te traz boas lembranças? Momentos históricos sempre contam com trilha sonora própria e não seria diferente na Semana de La Salle. O dia 15/05/2019 ficou marcado pelo lançamento do clipe da música "Um coração, um compromisso, uma vida”.

A canção original surgiu na França para celebrar os 300 anos de morte de La Salle e foi adaptada para o português por colaboradores da Universidade La Salle. Após um concurso, alunos e ex-alunos foram escolhidos para interpretar a canção. Os Pequenos Cantores de La Salle foram convidados para uma participação especial.

Como “quem sabe faz ao vivo”, os artistas interpretaram a versão brasileira e foram acompanhados pelo público que acompanhou tudo bem de perto, no palco montado em frente ao Espaço Multicultural.

“O que estamos vivendo hoje é muito simbólico. Quando La Salle disse que não criava escolas, mas comunidades educativas, fala disso: significa que todos participamos do processo educativo que se dá pelo envolvimento e participação. Estamos fazendo história, deixando nossa marca e as competências básicas para a transformação do mundo. Esse é o nosso maior legado”, declarou o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, no encerramento do evento. Você perdeu esse momento?

Então confira aqui o clipe:

#gratidão por quem faz parte

São João Batista de La Salle era sacerdote da Igreja católica, que descobriu na sua vocação um carisma um potencial para transformar o mundo: a educação. Assim que nasceu a congregação religiosa dos Irmãos das Escolas Cristãs, da qual a Rede faz parte.

“Quem é La Salle hoje? Colaboradores, educadores, alunos e todos aqueles que foram tocados pela força de sua obra representam uma herança que ecoa pelo tempo nesses 300 anos”, diz a placa instalada ao lado do painel Face, composto por mais de 10 mil rostos de funcionários e estudantes da Universidade.

A obra foi inaugurada na quinta-feira (16), após um momento de reflexão realizado na Capela São José, marco do início da trajetória Lassalista no Brasil. “Hoje estamos aqui, atualizando o compromisso firmado por La Salle há tantos anos. Educar é uma missão que conta com cada um de nós e somos muito felizes por celebrarmos em comunidade, nessa capela que é o berço de nossa história no país”, afirmou o Vice-reitor e Pró-reitor de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Cledes Casagrande, fsc.

História vista de perto

Segue até o final do mês a Exposição “300 anos Ensinando a Bem Viver: um tributo a São João Batista de La Salle”. A exposição reúne objetos e documentos que contam também a história da Rede La Salle, que chegou há mais de 100 anos na cidade. Inúmeras fotografias feitas pelo Ir. Eugênio Alberto Fossá foram reunidas com exclusividade para remontar o início da Universidade na cidade de Canoas.

La Salle Day encerrou a Semana de La Salle

Um dia de sol brindou os colaboradores Lassalistas e suas famílias que participaram do La Salle Day no último sábado, evento que encerrou com chave de ouro a programação da Semana de La Salle e teve sua edição especial este ano na Quinta São José, propriedade rural em Nova Santa Rita. Uma roda de chimarrão aqui, um futebol no gramado ali e muita brincadeira para os pequenos: esse foi o clima do evento.

O espaço já convidativo fez todo mundo tirar o celular do bolso para registrar ao menos um foto. Além disso, o ambiente foi recheado de atrações para todas as idades: pracinha, pula pula, piscina de bolinhas, campo de futebol, vôlei, dança, massagem, bocha, pingue pongue e muito mais entretiveram aqueles que puderam aproveitar o dia na companhia dos colegas de trabalho e seus familiares.

A canção ''Um coração, um compromisso, uma vida'' foi o marco dos 300 anos durante o evento, na voz da vencedora do concurso La Salle Music, Mariana Lacerda que teve o acompanhamento musical do colaborador Lucas Vieira. O evento encerrou a Semana de La Salle que este ano teve um gostinho especial devido ao cronograma de atividades relativas ao ano Jubilar Lassalista.

Confira aqui as imagens desse dia.