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Um processo, como toda a nossa história. A Nova Graduação nasce, cresce, aprende com quem a faz viva. O desejo uníssono é que a experiência, o fazer, a resolução de problemas reais corra nas nossas veias todos os dias, como um organismo vivo, pulsante. E por isso convidamos você a, mais que entendê-la, vivê-la.

Toda a mudança é um processo: nos preparamos para entregar o projeto de curso conectado com o que você quer do ensino superior

Nossos colegiados de curso uniram todas as suas expertises na revisão e proposição de um novo currículo. Observando a legislação atual e as diretrizes curriculares nacionais, guiamos toda a nossa proposta para responder aquilo que o mundo do trabalho espera do novo profissional.


Na Nova Graduação o aprendizado é constante vai extrapolar o ambiente de sala de aula. Uma nova postura e flexibilidade para novas formas de aprendizagem.

A nova graduação requer um novo aluno: autônomo, protagonista da sua formação, engajado. Disposto a correr riscos e propor soluções para problemas do dia a dia, o novo aluno é questionador e constrói seu aprendizado ao lado de um professor que torna-se um mediador. O aluno é o personagem principal nesse processo de ensino-aprendizagem, dedicando parte de seu tempo fora da sala de aula para a observação e vivência de situações reais de seu contexto profissional.


Agora a prática está ao seu lado a todo o momento e melhor: contemplada fortemente no currículo

Revogando modelos tradicionais, nos quais a aprendizagem prática vem depois da teoria, na nova graduação as luzes se voltam para o fazer. O projeto do curso coloca as atividades de contato com o mundo real em evidência. São essas atividades que fazem o elo entre as disciplinas teóricas e criam o sentido que tanto buscamos quando nos atraímos por uma graduação e uma profissão.


O profissional formado na Universidade La Salle tem um diferencial definido que é trabalhado em um eixo de formação transversal comum a todos os cursos.

Por meio de um eixo de formação comum a todos os currículos, a nova graduação desenvolve as competências diferenciais de quem se forma na Universidade La Salle: um profissional cidadão, com formação humanista, antenado na dinâmica contemporânea, com responsabilidade social, comprometido com a defesa dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente e a educação inclusiva. O empreendedorismo e a inovação também estão fortemente contemplados nesse eixo de formação. Todas as disciplinas que integram este eixo são oferecidas na modalidade a distância, flexibilizando a criação de novas rotas de formação.

A partir de competências, componentes curriculares são organizados em módulos, eixos e ciclos específicos. É mais fácil criar trilhas de aprendizagem que conectem com seu momento de vida.

A experiência da nova graduação permite a contratação de módulos com disciplinas interconectadas, que foram pensadas a partir de uma conjunto de competências a serem desenvolvidas. A ideia é viver um semestre completo, onde cada disciplina, projeto e estágio seja uma peça diferente para capacitar a tomada de decisão e prática. É uma experiência mais completa e cheia de sentido.



De lá pra cá o mundo mudou. E mudamos com ele.

Percorremos um longo caminho até aqui. Nossa história ecoa da França, onde um novo modelo de educação, inovador e contrastante para a realidade dos anos 1700, ousou dar acesso ao ensino a pessoas que até então não tinham conhecido a educação. Quando a obra de São João Batista de La Salle se espalhou pelo mundo, Canoas e Porto Alegre foram os locais onde as primeiras sementes foram plantadas.

De lá pra cá o mundo mudou. E mudamos com ele. Colocamos o ser humano no centro do nosso mundo e o priorizamos. Observando sua nova forma de aprender e evoluir, encontramos nossa própria evolução. E nos tornamos Universidade. Melhoramos nossos processos, aprendemos a ser mais críticos. E alcançamos altas posições em rankings do Ministério da Educação.

Ouvir a comunidade e o aluno

Para saber se o caminho que estava sendo trilhado era o certo, todas as coordenações de curso e professores dos NDEs realizaram auscultas à comunidade. Representantes de empresas e entidades ligadas à prática profissional de cada um dos cursos, assim como alunos que se formaram nos mesmos ou que ainda não acabaram sua trajetória acadêmica, tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o trabalho que estava sendo realizado. Mais de 300 pessoas foram convidadas e tiveram a oportunidade de avaliarem os projetos, fazendo suas observações, críticas e sugestões. Esses momentos contribuíram para as versões finais dos projetos, que passam em Conselho Universitário para a aprovação final em outubro.

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