Imagine uma universidade inspirada por uma nova lógica, a da cultura da escuta, do encontro, da solidariedade e do cuidado. Essa é a Universidade do Sentido, que teve sua criação anunciada pelo Papa Francisco em junho de 2020, e integra a Pontifícia Fundação Scholas. A Universidade do Sentido é uma universidade pública, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuídas em universidades confessionais, públicas e privadas nos cinco continentes.

A Universidade La Salle, em Canoas (RS), será a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que leva em consideração as preocupações e as questões das pessoas e a partir dessas mesmas preocupações responde com ensino e pesquisa, que a própria vida leva esses jovens a se colocarem novas questões. O convênio entre a Pontifícia Fundação Scholas - uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo - e a Universidade La Salle Canoas - pertencente a Rede La Salle presente em mais de 80 países no mundo - será firmado por meio de um evento virtual nesta terça-feira (1/12). O evento contará com a presença dos diretores mundiais do Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, e do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

A transmissão será pelo canal da Fundação Scholas.