UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Cinco províncias religiosas e uma diocese compõem a União Brasileira de Educação Católica, fundada em 1972 com o objetivo de criar uma “rede de educação sólida e de qualidade”. A Província Lassalista de Porto Alegre, responsável pelos Irmãos lassalistas, é uma das integrantes da UBEC, o que motiva a parceria entre o grupo e o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro.

A associação civil agrega ainda: a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, de onde advém os padres e Irmãos estigmatinos; a Província Marista do Centro Norte do Brasil, que congrega os Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco, casa dos Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello, das Irmãs Salesianas; além da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A Universidade Católica de Brasília, por sua vez, é um dos frutos da UBEC. Em 1980, o grupo reuniu faculdades católicas existentes no Distrito Federal, dando origem ao que viria a ser a UCB. Além dela, a UBEC mantém hoje sete outras instituições, entre centros educacionais, universitários, faculdades e colégios.

Veja abaixo a missão e finalidades do grupo:

A Missão

A União Brasileira de Educação Católica tem como missão servir à humanidade e à Igreja, por meio da educação e da ação social, com o propósito de alcançar o desenvolvimento integral da pessoa humana e a transformação da sociedade, para uma cidadania engajada, responsável e comprometida com os valores éticos e cristãos.

As Finalidades

*Contribuir para uma sólida formação humana, cultural social e cristã;

*Oferecer formação profissional, alinhada às expectativas da sociedade;

*Desenvolver as potencialidades, as aquisições culturais e vivenciais e o respeito aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana;

*Promover a assistência social em favor de indivíduos e grupos excluídos;

*Fortalecer os vínculos familiares e comunitários;

*Oferecer ensino de excelência, de acordo com as demandas dos tempos atuais;

*Incentivar a prestação de serviços de extensão à comunidade;

*Colaborar para a integração nacional e a solidariedade entre os povos, especialmente no campo cultural e social;

*Proporcionar e estimular a pesquisa científica;

*Promover o respeito ao meio ambiente;

*Incentivar a produção, a disseminação e a gestão do conhecimento;

*Ofertar atendimento na área da saúde, priorizando as atividades preventivas.

As informações foram retiradas do site e do Facebook da União Brasileira de Educação Católica. Visite os portais para conhecer mais sobre a UBEC!