Estudantes do curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ participaram, entre os dias 14 e 18 de setembro, do XII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Nosso Centro Universitário foi representado pelos alunos Diana Vervloet Dalmam de Magalhães, Felipe Carvalho, Lauany Fabbreschi, Naemi Goto Wakisaka e Paola Matias, que apresentaram o artigo “Expansão da Influência Chinesa na Namíbia: Impactos na Cooperação entre Brasil e Namíbia e no Atlântico Sul”. O grupo foi acompanhado pelo professor Rafael Araújo.

O congresso, promovido anualmente pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), objetivou estimular a interação entre as escolas militares e as instituições civis de ensino superior, seus alunos e professores, além de promover o debate acerca de problemas relevantes para o país, contribuindo na consolidação de uma cultura de defesa nacional.

Confira os depoimentos de alguns dos alunos participantes:

Felipe Carvalho

“Assistir às palestras e discutir com meus colegas de curso sobre os temas confirmou o que ouvimos dos nossos professores, em sala de aula. Muitas vezes, até questionamos entre nós o conteúdo de temas apresentados na palestra e percebemos que estamos muito bem preparados. O conhecimento que adquirimos e os contatos que fizemos no decorrer do Congresso valeram cada esforço que fizemos para estar lá. Aprender com pessoas de outros Estados e ouvir palestrantes de renome foi gratificante demais. Ser agraciado com a presença do professor Pio Penna Filho, pesquisador sobre o tema de nosso artigo, em nossa apresentação, foi sensacional. A participação no evento só confirmou a minha escolha por Relações Internacionais!”

Diana Vervloet

“A expectativa era grande quanto ao evento, e nos surpreendemos. Palestras excelentes, uma verdadeira experiência militar. Sentimos a importância da relação civil-militar para resolução de conflitos, garantia de segurança e manutenção das políticas de estratégia. Valeu cada minuto de pesquisa e dedicação. Percebi também que o Unilasalle nos dá um diferencial de formação acadêmica. Agradeço por fazer parte da Família Lassalista.”

Paola Matias

“O Congresso me fez olhar de forma diferente sobre as questões de defesa nacional e os projetos do Brasil, na área de Cooperação, a qual sempre questionei. Além disso, foi uma experiência única estar no mundo paralelo dos militares, que têm uma obediência hierárquica inquestionável. Pude ver o espírito patriota dos militares, que foi emocionante na fala do Capitão da Esquadrilha da Fumaça que dizia “meu sangue é verde e amarelo.”

Veja a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasalleoficial