A ação de missionários lassalistas movimentou a cidade de Zé Doca, no Maranhão, entre os dias 26 de julho e 1º de agosto. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo no local, destacam-se as oficinas para professores, crianças, adolescentes, idosos, jovens da Pastoral da Juventude e catequistas. As atividades sociais fazem parte do projeto Universitários Lassalistas em Missão, idealizado pelo Serviço de Pastoral da Província La Salle Brasil-Chile, juntamente com o nosso saudoso Ir. Francisco Moraes (in memoriam), e coordenado pela Equipe Provincial de Pastoral.

Com o tema “Experiências que marcam e transformam”, o projeto reuniu universitários de Instituições de Ensino Superior da Rede La Salle, vindos do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ), Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Com o objetivo de proporcionar momentos significativos de formação e vivência com os moradores de Zé Doca, no dia 27 de julho, o grupo deu início aos trabalhos realizando visitas às famílias do bairro São Francisco, no qual está localizado o Colégio La Salle, buscando conhecer a comunidade local e convidar os moradores a se envolverem nas atividades. Nos dias seguintes, os universitários se dividiram em equipes para atender um maior número de pessoas nas oficinas que foram oferecidas na cidade e também no interior.

Para o novo diretor do Colégio La Salle (Zé Doca), Ir. Henrique Longo: “A ação prática é a demonstração concreta do amor ao próximo. Mais do que com palavras, o amor é praticado com ações, pois são elas que demonstram o amor pela comunidade. Queremos criar uma geração disposta a servir a sociedade, que não depende do Estado para promover uma vida melhor para as pessoas”.