Com as metodologias ativas os alunos se tornam protagonistas, estudando a teoria, mas sempre com a prática em mente, na solução de diferentes problemas propostos. Com as “flipped classroom” (salas invertidas), o estudante tem prévio acesso ao material do curso, seja ele impresso ou online, estuda em casa e vem para o ambiente estudantil discutir conteúdo com o professor e seus colegas. Duas propostas conectadas com o que há de mais atual em termos de aprendizagem estão unidas em uma Pós-Graduação completamente remodelada, que chega agora a Niterói. O Unilasalle-RJ lança suas especializações Lato Sensu, buscando nelas a qualidade que já é marca registrada do centro universitário ao longo de 15 anos de história.

Três andares do principal prédio da instituição foram reformados para abrigar espaços modernos. Nesses locais, professores com ampla experiência de mercado ministrarão cursos em cinco áreas de Pós-Graduação (Confeitaria e Panificação; Educação Infantil, Alfabetização e Contação de Histórias; Gastronomia; Nutrição Clínica; Psicopedagogia) e seis de MBA (Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão Escolar; Gestão Financeira e Controladoria; Inovação, Desenvolvimento e Introdução a Startups; Vendas, Negociações Complexas e Inteligência Competitiva).

Arthur Chrispino, coordenador de Pós-Graduação e Extensão do Unilasalle-RJ, considera a novidade como fundamental para “aqueles que prezam por uma formação profissional especializada e diferenciada, aplicando os ensinamentos da sala em seu dia a dia”. “Saem na frente os profissionais mais preparados e que buscam aprofundar conhecimentos em suas áreas de atuação. Mas isso só acontece quando os modelos acadêmicos são diferenciados dos tradicionais”, afirma o coordenador, “Nossos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu apresentam uma política estruturante e transversal, para estimular o pensar analítico, crítico, colaborativo, eficiente e responsável”.

Na Pós-Graduação, “Educação Infantil, Alfabetização e Contação de Histórias” é um dos destaques, já com grande procura. Coordenado pelos professores André Brown (Doutor em Educação pela UERJ) e Simone de Oliveira (Mestre em Educação pela UFF), o curso se propõe ser formador de professores/pesquisadores com linguagens alternativas, buscando a humanização e enriquecimento de processos educativos. A pós agregará metodologias ativas, atividades vivenciais e oficinas em escolas, bibliotecas, centros culturais, além de comunidades do entorno, contando com parceria da APAE no que concerne a atividades inclusivas. Tudo com um investimento abaixo do mercado.

No MBA, por sua vez, uma das apostas vem com coordenação de Roberto Paranhos, vice-presidente de operações no PMI Rio. “O nosso programa tem duas grandes vantagens: conseguimos fazer um planejamento assertivo e oferecemos mecanismo de acompanhamento eficaz. Preparamos um curso com viés muito prático, sem perder o aspecto técnico das disciplinas. Sobressai ainda a utilização mais recente do guia PMBoK, em sua 6ª edição, e a preparação para as provas PMP e CAPM", resume o professor de “Gestão de Projetos”