Em setembro de 2017, na última subida de voluntários ao Pé Pequeno, em Santa Rosa, 200 pessoas participaram de atividades levadas pelo Unilasalle-RJ aos moradores, em dia voltado à cidadania. No próximo sábado, a iniciativa se repete, e a expectativa de Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária (SEAC) da instituição, é ainda maior. Mais parceiros envolvidos, mais serviços ofertados e mais voluntários (estudantes inscritos no Projeto Rondon vão somar ao time, que terá 50 integrantes, fora os parceiros), se somam a um sentimento de pertencimento já consolidado por parte dos lassalistas com relação à comunidade e vice-versa.

“Esta ação já faz parte do imaginário dos nossos alunos que, na primeira semana de aula, nos procuram para saber quando será realizada. Hoje, podemos dizer que há uma cultura de ir ao Pé Pequeno, esse espaço que precisa nos pertencer de fato, no sentido de sermos parte integrada. A própria comunidade também já tem expectativas”, atesta Livia. Uma prova é a nova Associação de Moradores. O atual líder esteve na ação de setembro, recebeu o retorno de que um dos principais problemas constatados ali é a falta de união entre os habitantes e decidiu reunir uma equipe para mudar este cenário.

Já na vida de Ana Paula Santos, a mudança foi outra. Em 2016, na estreia do SEAC na comunidade, ela recebeu um currículo confeccionado pelos alunos e conseguiu emprego, crucial para manter os filhos. “Há um ano ela está empregada, fez toda a diferença na vida dela. Montamos os currículos a partir do que os moradores sabem fazer, porque muitas vezes o morador tem experiências de trabalho, mas não de emprego, e tem dificuldade de reconhecer que são experiências que agregam valor. Tivemos um crescimento de quase 300% da primeira edição para a segunda, no que tange à procura pelos currículos”, explica Livia.

Desta vez, uma novidade é a presença de médica clínica geral, que fará atendimento gratuito com distribuição de remédios, e do serviço de barbearia com a Barber Shop. Apostas certeiras da última edição completam o quadro: a Street Store, com doação de roupas, realizou no último fim de semana mutirão para limpeza e organização das peças, os Engenheiros sem Fronteiras comandam recreação e esportes para as crianças, além dos currículos para os adultos, enquanto Cruz Vermelha e Defesa Civil alertam para os cuidados com saúde e segurança. A lista de atividades engloba ainda diversas oficinas, uma delas voltada exclusivamente para o combate à violência contra a mulher.

Antes de colocar toda a estrutura para funcionar, no entanto, é necessária divulgação, ao que equipe de voluntários da logística se dedicou, com mais de três idas prévias à comunidade para distribuir cartazes e conversar com moradores. “Anteriormente ouvimos algumas pessoas dizerem que não sabiam, agora tem sido o contrário. Esperamos um público maior. É muito prazeroso perceber que a nossa sementinha de um dia por semestre lá no alto pode gerar tanto”, conclui Livia.

SUBIDA LASSALISTA AO PÉ PEQUENO

Quando: 24 de março, sábado, das 9h às 13h

Onde: Concentração no campo de futebol da comunidade do Pé Pequeno, entre Santa Rosa e bairro de Fátima (subindo a Rua Gastão Gonçalves)

Serviços oferecidos:

Núcleo de Prática Jurídica e Núcleo de Prática Contábil para consultas;

Banco de currículos;

Street Store: montagem de loja com produtos gratuitos na comunidade. Os moradores poderão pegar até cinco peças;

Doação de sapatos, livros e itens pessoais;

Cruz Vermelha: aferição de pressão e glicose, atendimento nutricional;

Médica clínica geral e distribuição de medicamentos;

Defesa Civil: orientações sobre moradias, áreas de risco e segurança;

Corte de cabelo e barba com a Barber Shop;

Oficinas de boas práticas na cozinha, robótica e aquecedor solar;

Oficina de combate à violência contra a mulher e empoderamento;

Oficinas para crianças: higiene pessoal, com distribuição de kits; Engenheiros sem Fronteiras oferecem contação de histórias, recreação, pintura.