O menu exclusivo criado para o Circuito Gastronômico deixou o cardápio de restaurantes, bares, cafés, confeitarias e delicatessens após o dia 12 de agosto, marcando o término do Água na Boca 2018. A festa da gastronomia na cidade, organizada pelo Globo Niterói, reuniu no ano passado 7 mil visitantes, que compareceram ao Festival Água na Boca, principal evento. Desta vez, o Unilasalle-RJ foi parceiro através de sua Escola de Gastronomia, já em ritmo de comemoração pelo primeiro ano das suas atividades. Coordenador da escola, ao lado de Cris Gonzalez, Vicente Maia foi convidado para ministrar três workshops, um a cada dia de festival no Reserva Cultural. Os alunos, por sua vez, puderam colocar a mão na massa junto de chefs renomados.

A participação lassalista começou na noite de sexta-feira, dia 27 de julho, com representantes da instituição no Prêmio Água na Boca. O reitor, Irmão Jardelino Menegat, o pró-reitor de Desenvolvimento, Hugo Amazonas, o coordenador de Comunicação e Marketing, Leonardo Diniz, além dos coordenadores Cris Gonzalez e Vicente Maia estiveram na 25ª edição, e acompanharam o reconhecimento dado a restaurantes e chefs niteroienses em 15 categorias. Na noite que consagrou a Gruta de Santo Antônio, ganhadora dos três principais títulos da noite, teve também professor do Unilasalle-RJ contemplado. Menegat pôde entregar prêmio à Silvia Paludo. A chef, que dá aulas aos jovens do projeto Energia do Sabor, representou o Paludo Gourmet, eleito melhor Quilo/Bufê da cidade.

Durante o festival, o stand do restaurante ficou próximo a espaço do centro universitário, onde foram divulgados os novos cursos da Escola de Gastronomia e houve distribuição de brindes. Não muito longe dali, ficava o lounge montado pela Rede Globo, com workshops, bate-papos e degustações. Foi lá que Maia ensinou três receitas: Bruscheta com tomate confit e muçarela; risotto alla milanese e verrine de couscous de maçãs assadas com mix de castanhas.

“Nossos workshops foram muito procurados, para além da capacidade de pessoas sentadas, muitas ficaram de pé até o final. Elogiaram, quiseram saber sobre a nossa metodologia”, contou, “A participação no Água na Boca foi positiva porque precisávamos divulgar esse novo conceito, de estarmos separados da Extensão, criarmos núcleos para vários segmentos de curso. Conseguimos mostrar todo o potencial que podemos oferecer e a procura depois do festival foi muito grande”.

Outro ganho importante foi a oportunidade dada aos alunos da escola, na avaliação de Maia: “Eles puderam ser subchefs dos maiores chefs de Niterói, em todos os workshops do palco principal, eles puderam ser vistos, conhecidos”. Enquanto no dia 28, eles ajudaram Silvia Paludo (Grupo Paludo), Federico Tagliabue (Torninha) e Alexandre Henriques (Gruta de Santo Antônio), no dia 29 acompanharam os chefs Bruno Marasco (da Carmine), Daniel Hollanda (Olimpo), Charles Nicolino e Beto Caveari (Salve Simpatia). Os workshops no palco principal tinham capacidade para até 100 pessoas na plateia.

Conheça os cursos da Escola de Gastronomia.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ