A vigilância está por cima das águas, mas também abaixo delas. Para “defender a soberania, integridade territorial e interesses marítimos do país”, a Marinha criou o “Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear”. A missão dos homens envolvidos com o PROSUB-EBN é confeccionar o primeiro submarino com esse tipo de energia no país. Detalhes sobre o importante empreendimento foram compartilhados com um grupo de 15 alunos do Unilasalle-RJ, integrando os cursos de Engenharia de Produção, Civil e Sistemas de Informação.

Como continuidade à 1ª Semana de TI, a coordenadora de Produção, Maria Inês Vasconcellos, acompanhada dos professores Maria de Fátima Poubel, Suenne Riguette e Roberto Primo, levou os estudantes ao Instituto de Ciências Náuticas, em Itaguaí, para conhecer o projeto. O centro universitário foi recebido pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Lindgren.

Durante a visita, que se iniciou com um coffee break, todos participaram de palestra de boas-vindas e de apresentação do projeto. A próxima etapa foi conhecer a Oficina Principal de Montagem na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e o Estaleiro e Base Naval. Por fim, a comitiva almoçou no refeitório da UFEM, que fica dentro do instituto.