Menu

Um dos ícones da mídia ambiental no Brasil, o jornalista e professor André Trigueiro esteve novamente no Unilasalle-RJ, na noite da última quarta-feira (05/08), mas não para falar sobre sustentabilidade e sim sobre a prevenção e a incidência de casos de suicídio no Brasil e no mundo, tema de seu mais novo livro “Viver é a melhor opção” (Editora Correio Fraterno), lançado na ocasião.

A publicação baseia-se em dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e em entrevistas com especialistas. Nela, o autor defende a tese de que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido por meio de informação e debates que ajudem a derrubar esse tabu.

“A prevenção do suicídio é um assunto urgente e ausente. São mais de 800 mil casos por ano, 2.200 por dia, um a cada 40 segundos. E prevenção se faz com informação. Se o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos, quando associado a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, a informação cumpre uma função estratégica.”

Segundo Trigueiro, enquanto o suicídio for um assunto invisível para a sociedade, não será possível mobilizar os recursos necessários para reduzir as estatísticas. Mas ele também reforçou a questão do cuidado que se deve ter com a divulgação de tais fatos: “A OMS redigiu manuais especialmente dirigidos aos profissionais de imprensa com recomendações sobre como reportar casos de suicídio e a necessidade de abrir espaço para a prevenção.”

Durante a palestra, Trigueiro também falou sobre o importante trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização não-governamental fundada em 1962 e para a qual se destina a arrecadação com os direitos autorais da obra. 

Centenas de pessoas entre alunos, professores, funcionários do Unilasalle e também membros da sociedade lotaram a Sala de Convenções do Centro Universitário. Exemplares do livro foram vendidos e autografados por André Trigueiro. Todo o valor arrecadado com a venda da publicação na noite do dia 05/08 foi destinado à instituição filantrópica Remanso Fraterno, que realiza um trabalho de promoção social e educação, em Várzea das Moças (Niterói).

 

Confira a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasalleoficial

Entre em Contato