A mesa está repleta. Ali tem espaço para o peru, acompanhado de legumes, purês, tortas de abóbora, noz pecã e a partilha de cada prato pela família reunida. A cena bem poderia lembrar o Natal, se não fosse em novembro. Tradição americana, o Thanksgiving Day é celebrado lá como grande festa, afinal não é qualquer dia do ano, trata-se da data para agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas. O Brasil embarcou na ideia em 1949 e, desde então, tem um Dia Nacional de Ação de Graças para chamar de seu. Juntar os parentes e amigos para o almoço não é tradição por aqui, nem temos feriado como lá, mas a celebração eucarística do dia 23 de novembro é dedicada à gratidão. Apesar de serem muitos os motivos para o “muito obrigado”, o Unilasalle-RJ escolheu a figura de um homem, sua vida e sua obra para fazer memória na Capela La Salle: Silvino José Fritzen (1920-2016).

Quase um ano após sua morte, amigos, ex-alunos e funcionários recordavam Irmão Amadeu, diretor do Colégio La Salle Abel por mais de 50 anos e fundador do Unilasalle-RJ. A missa no centro universitário marcou “o início de um tempo de celebrações” por conta das contribuições deixadas pelo educador, como explicou a coordenadora do Setor de Ação Comunitária, Livia Ribeiro, nos ritos iniciais. Capelão do colégio, o padre Antonio Sobrinho foi quem presidiu a cerimônia eucarística, na qual o Evangelho (Lc 10, 1-12) abordava o choro de Jesus diante de uma Jerusalém que não compreendia a mensagem passada.

“O santo padre nos diz que talvez deva ser esta a expressão de Deus quando olha para o coração de seus filhos. Quantas vezes Ele sofre com o nosso coração fechado, amargurado? O Papa lembra muito bem que aquele que diz que ama a Deus, se não ama a seu irmão, é um mentiroso, não conheceu a Deus porque Ele é amor e quando amo, procuro cuidar”, afirmou o sacerdote na homilia, para, em seguida, citar um profissional que, na essência, se doa ao próximo, “Os apaixonados pela educação são homens e mulheres martirizados todos os dias, é levar a sua cruz diária”.

Amadeu, Hilário, Albano Flach, Ângelo Taffarel, Gabino Agostinho, Boaventura Domingos, Nicolau, Egydio Lucas. Alguns dos “apaixonados pela educação” tiveram seus nomes citados tanto por Sobrinho quanto pelos fiéis presentes na Capela, durante as preces da comunidade. O reitor, Irmão Jardelino Menegat, também foi além do tributo a Silvino José Fritzen em sua fala, já próxima à benção final: “Tomara que cada um de nós, ao deixar esta vida terrena, possa ter marcado os corações de muitas pessoas, a exemplo do que Irmão Amadeu e de tantos outros que não estão mais aqui fizeram, porque isso é o que verdadeiramente importa e não os feitos. Temos a responsabilidade de dar continuidade à semente germinada a, certamente, dar muitos frutos, desde que nos empenhemos para isso. Que possamos ter o sentimento de gratidão por aquilo que realizamos e pelas pessoas responsáveis por esta instituição marcar os corações de muitas pessoas”.

Coube ao sobrinho do Irmão Amadeu, Elbio Fritzen, receber certificado de honra ao mérito in memorian por toda a dedicação ao sonho do tio, que deu origem à IES. Na ocasião, o médico Eduardo Gentil também ganhou certificado pelos 15 anos de Unilasalle-RJ, reconhecimento que outros colegas com o mesmo tempo de casa tiveram no dia 13 de novembro. Recordar a contribuição de nomes como Amadeu foi uma característica ressaltada por membros da associação de ex-alunos lassalistas do Rio de Janeiro. A missa contou com a leitura de carta, escrita por ocasião de um mês de falecimento do Irmão e entregue, na época, tanto a Menegat quanto a Marcelo Piantkoski, diretor do Abel. Um trecho diz: “Que essa instituição mantenha sempre acesa a luz do Irmão Amadeu, junto ao corpo docente e discente”.

Todos os que comparecerem à missa, levaram para casa um marcador de livro intitulado “Um ano de saudades” e com dizeres referentes ao legado de Silvino José Fritzen. A missa no Colégio La Salle Abel, em memória de seu diretor, será no dia 12 de dezembro, às 18h30.

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira

Ascom Unilasalle-RJ

Veja fotos da celebração: