Os lassalistas do Projeto Rondon já estão no município de Monte do Carmo!

O único projeto nota máxima do país nesta edição da viagem organizada pelo Ministério da Defesa é executado por alunos e dois professores do Unilasalle-RJ a todo o vapor. A instituição ficou responsável pelo Conjunto B, que ministra oficinas à comunidade local de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. O projeto na edição de 2017.2 completa 50 anos e busca fazer com que universitários vivam o voluntariado propondo soluções para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de comunidades carentes de Norte a Sul do país.

A partida dos rondonistas da La Salle foi no dia 19. Confira o Diário de Bordo que o professor Roberto Primmo, coordenador dos alunos ao lado de Suenne Riguette, nos mandou.

Depois de ficar quinta, sexta e sábado no quartel, acordamos no domingo às 4h30 para tomar café e partir para Monte do Carmo. Chegamos cedo e fomos recebidos pelo prefeito e três secretários. Nosso alojamento tem 11 quartos e oito banheiros. Três merendeiras cozinham para os 20 rondonistas e o cardápio é rico e variado.

Na segunda, parte da equipe (Fábio, Sabrina, Lacerda, Rodrigo e Gustavo), foram cuidar dos laboratórios de informática das três escolas da cidade. Duas estaduais e uma municipal. Revitalizamos dois laboratórios, que bombaram com aulas de informática para professores o dia inteiro. Na própria segunda, nos reunimos com os professores da outra IES que está conosco (UFCSPA) para refazer o cronograma de toda a semana.

Na terça, as aulas de informática continuaram, com a capacitação dos professores, enquanto de noite Ramon e Milena deram aula sobre como administrar pequenas empresas. Gustavo e Rodrigo deram o minicurso voltado a agregar valor a produtos básicos.

Na quarta, os 20 rondonistas acamparam na escola com oficinas de meio ambiente e cinema para a criançada. Participamos também de uma seção extraordinária na câmara de vereadores para apresentar o projeto e divulgar os temas. Prosseguem as aulas de informática para professores com ferramentas do Google e, mais tarde, empreendedorismo, liderança e elaboração de projetos.

Enquanto tudo ocorre, escolhemos um estabelecimento comercial para dar um choque de gestão, que vai desde rever seus processos, uniformes, até decoração, cardápio e treinamento.

O dia fica curto com tantas atividades. Poucas horas dormidas, mas muita alegria e vibração por todos os lados.
A cidade nos abraçou!

Roberto Primo (professor)