Concluir a faculdade já é uma enorme conquista, não só para quem estudou por quatro anos, mas também para a família, que investiu e acompanhou toda a luta de quem se esforçou para conseguir uma carreira. Agora, imagina sair da faculdade com seu trabalho de conclusão de curso publicado? Pois foi isso que aconteceu no último mês, na Galeria La Salle.

A sétima edição do Caderno de Administração consagrou mais uma vez o trabalho dos futuros administradores e suas famílias. Marcos Figueiredo, coordenador do curso, enfatizou que 50 TCCs estavam disponíveis para escolha, dos quais os oito de maior destaque foram selecionados.

Um deles é “Avaliação de empresas através de múltiplos: um estudo de caso da Vale S.A.”, com autoria de Yanna Carvalho Masci. O trabalho foi orientado pelo professor Luciano Rodrigues, para quem instruir Yanna não representou grande desafio: “Ela já estava certa do que queria abordar, portanto, a maior dificuldade foi obter dados reais do desempenho da empresa e analisar esses dados frente ao referencial teórico. A análise do caso concreto é interessante, pois o aluno consegue ter uma ideia melhor de como os indicadores aprendidos em ‘Administração financeira orçamentária’ e ‘Mercado de capitais’ permitem avaliar empresas e tomar decisões”.

Como o TCC de Yanna, existiram mais três em formato de artigo, individual ou em dupla. A outra metade se constituiu de planos de negócios, confeccionados em conjunto por até cinco alunos. Wellington Duretto reuniu amigos e optou pela segunda opção, apontando ajustes a serem feitos no “Temperados Food Truck”, o empreendimento de sua esposa e de sua sogra. “No nosso planejamento, a sazonalidade proposta se mostrou o diferencial”, explicou ao site do Unilasalle-RJ, “No inverno, o movimento caiu muito, começamos a colocar caldos. Agora no verão estamos trabalhando com petiscos, que são alimentos mais leves e combinam com bebidas geladas, como a cerveja. Apresentar um produto novo, de dois em dois meses, foi o que colocamos como prioridade. O último que fizemos foi a fondue de salgadinhos, o carro-chefe do nosso foodtruck atualmente”. Duretto comemora o fim da graduação, mas também por já poder praticar os conteúdos assimilados. “É bom ver os frutos do que estudamos no TCC já serem colhidos”, conclui.

Por Camila Reis

Fotos de Beatriz Siqueira