O profissional de Educação precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios que se apresentam, e a Rede La Salle RJ, atenta à importância da formação continuada para o bom exercício da prática pedagógica e a melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem, recebeu seus docentes e colaboradores, no retorno do recesso, com um Seminário Pedagógico, realizado no último sábado (01/08), na Sala de Convenções do Unilasalle-RJ.

Na ocasião, professores e funcionários do Colégio La Salle Abel, do Unilasalle-RJ e do CEPLAS-RJ foram convidados a refletir sobre as perspectivas para o educador contemporâneo. O evento foi aberto pelo reitor do Centro Universitário, Ir. Jardelino Menegat, que em seu discurso destacou que “No mundo contemporâneo, há um crescimento quantitativo muito rápido dos avanços tecnológicos, o que representa um desafio para nós educadores. Faz-se necessário apropriar-se criticamente dessas tecnologias, de forma a contribuir para a formação de cidadãos mais justos, fraternos, solidários e inseridos na sociedade tecnológica, o que significa uma redefinição da identidade profissional do próprio educador.”

Em seguida, a primeira conferencista do dia, a prof.ª Dirléia Fanfa Sarmento, que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve (Portugal), e também professora dos cursos de mestrado e doutorado em Educação do Unilasalle Canoas (RS), falou sobre a “Proposta Educativa Lassalista”, baseada na tríade: Fé, Fraternidade e Serviço. E ressaltou que “Ser lassalista hoje significa ter um diferencial, e esse nosso diferencial está justamente no conjunto dos princípios do Ideário Educativo Lassalista.” A convidada ainda falou sobre gestão estratégica e enfatizou que “Qualquer organização necessita de uma excelente gestão com missão e visão bem definidas, objetivos estratégicos, metas e indicadores, além de monitoramento e avalição.”

Na parte da tarde, a equipe de Pastoral do La Salle Abel preparou uma mística com cantos, leitura do Evangelho e uma dinâmica da “Árvore dos talentos”. Na sequência, o segundo palestrante do dia, o professor Leandro Chaves, que é mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Università dela Santa Croce, em Roma (Itália), licenciado em Teologia, Filosofia e Personal and Executive Coach, além de professor da Filosofia da Faculdade Redentor (Itaperuna), da Secretaria de Estado de Educação (RJ) e diretor do Instituto Virtus Excellence, propôs uma reflexão sobre redefinição de metas e projetos, por meio da palestra “Potencializando vida pessoal, trabalho e carreira”. Leandro Chaves, que já lecionou na Rede La Salle RJ, destacou alguns efeitos da crise ética, pela qual estamos passando, como o sofrimento e a ineficiência. Ele ressaltou que “Muitas vezes destacamos que o ideal superior para um ser humano não é descobrir e nem conhecer a si mesmo... Por muito louvável que isso seja. O ideal mais alto que nos é possível alcançar é inventar a nós mesmos, desenhar o tipo de ser que aspiramos.” E ainda trouxe a dinâmica da “Roda da Abundância”, como forma de auxiliar os presentes na reflexão sobre o papel de cada um na própria vida e também na Instituição.

O Seminário Pedagógico de Educadores Lassalistas 2015.2 ainda contou com o talento do time da Gastronomia do Unilasalle-RJ, sob o comando do chef Vicente Maia, que assinou o charmoso e saboroso menu oferecido no coffee break.

Confira a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasalleoficial