“O mundo é algo mais do que um problema a resolver. Ele é um mistério gozoso que nós contemplamos na alegria e no louvor”. A frase presente na Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, lida por Livia Ribeiro Barbosa, coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária, deu o tom do segundo dia do Seminário Pedagógico 2016.1. Nele, o reitor da PUC/RJ, Padre Josafá Carlos de Siqueira, apresentou os apelos do Papa para o combate à degradação ambiental.

O evento da última quarta-feira, dia 3, contou com algumas palavras iniciais do vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Prof. Ronaldo Curi Gismondi, que se disse “encantado com a ecumenicidade do texto”.  A Encíclica reúne os pontos de vista do Papa Francisco sobre temáticas como poluição e mudanças climáticas, a problemática da água, a perda da biodiversidade, a deterioração da qualidade de vida e a desigualdade.

Com o nome de Louvado Sejas, em uma tradução para o português, o documento era aguardado ansiosamente pelo Pe. Siqueira, que é licenciado em Ciências Biológicas e chegou a comentar com o Papa a necessidade da publicação. “Ele bateu no meu ombro e disse: Caríssimo isso virá em tempo oportuno. Em dois anos saiu a Encíclica”, contou ele.

Além de explicar alguns pontos da carta, o reitor da PUC classificou o que mais o chamou a atenção no documento: “O Papa pega uma temática muito desafiante e a torna acessível a partir de coisas simples. É o segredo do grão de mostarda do Evangelho, apostar em coisas pequenas e potenciais. Essa dinâmica é muito importante, e a escola é o lugar dela”.

O lembrete de apagar as luzes ao sair do ambiente é uma dessas ações singelas, como citou ao fim do seminário, o Irmão Jardelino Menegat. “Quando fui no CEPLAS hoje me mostraram um bilhete na parede, ‘Economize energia’, isso para alunos pequeninos”, lembrou o reitor do Unilasalle-RJ, “Pe. Josafá, o senhor foi profético colocando a educação como um meio de transformação e os nossos alunos como multiplicadores”.

A conferência contou ainda com uma apresentação da música “A paz”, do Roupa Nova, e com a leitura da oração da Campanha da Fraternidade de 2016. O Padre ainda presenteou a faculdade com um conjunto de livros, entre eles a Encíclica reduzida e uma obra sobre a história dos jesuítas no estado do Rio.