Menu

“Nesta semana vocês serão convidados a pensar sobre o vosso saber pedagógico, portanto, refletir sobre os processos e procedimentos educativos”. A fala é do reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, que abriu na ocasião os cinco dias voltados para a Pedagogia no centro universitário. De 11 a 15 de abril, a partir das 18h30, professores e alunos puderam debater, participar e articular seus saberes/experiências com os palestrantes presentes. Além de bate-papos, houve lançamento de livros na Feira Literária e arte com a exposição “Ilustrações e outras imagens: educar para o olhar”, inaugurada na Semana de Pedagogia.

A coordenadora do curso, Fátima Pimenta, deu boas-vindas no Auditório do 8º andar antes do primeiro encontro: “Procuramos fazer com que vocês tenham palestras que contribuam para o estudo, para as reflexões e para a vida profissional de vocês. Participem, façam anotações, tirem dúvidas, este é o objetivo”.

Em seguida, o Irmão lembrou os vários significados do verbo “educar”. “É colaborar para que os educadores e educandos transformem suas vidas em processos de aprendizagem; é ajudar os educandos na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal, profissional e do seu projeto de vida; é desenvolver habilidades de compreensão, emoção e comunicação que permitam a cada um encontrar seu espaço e se tornar realizado, produtivo, ético”.

Veja abaixo um resumo do que rolou em cada palestra:

 

 

Palestra: A infância e suas representações

Data: 11/04/2016

Palestrantes: Profo Ms. Marcelo Mocarzel; Profª Ms. Milena Pereira; Prof. Dr. Jackson Bentes.

Coordenação da Mesa: Profa Ms. Adriana Arezzo e Profa Ms. Ana Paula Lanter.

Milena Pereira e Marcelo Mocarzel iniciaram o encontro com a análise dos impactos da mídia em uma sociedade capitalista, que utiliza a criança como protagonista das propagandas de TV e do consumismo. Os professores chamaram atenção para as representações idealizadas de gênero e etnia e também para a erotização da infância através de imagens das crianças nos meios de comunicação de massa. O Irmão Jackson Bentes, por sua vez, enriqueceu o debate ao apresentar as contribuições do pensamento de Walter Benjamin (1892-1940)  expressos na obra “Infância em Berlim por volta de 1900”. Ele destacou o fato do alemão colocar em pauta a educação burguesa e suas práticas, refletindo sobre o imaginário da criança. Benjamin trata de conceitos que aproximam o ensino do contexto da Filosofia e da História.

 

 

Palestra: Educação e Ilustração: entre a palavra e a imagem

Data: 12/04/2016

Palestrantes: André Flauzino, Airton Santos e Léo Ribeiro 

Coordenação da Mesa: Prof. Ms. Luciano Rodrigues

O Unilassale-RJ foi tomado por um novo olhar sobre as ilustrações. Os artistas André Flauzino, Airton Santos e Léo Ribeiro trouxeram gravuras, fotos e animações que fazem parte cotidianamente da educação e das escolas. André Flauzino ressaltou a importância dos desenhos na literatura infantil, mostrando obras clássicas como o “Mágico de Oz”, em sua primeira edição, e também livros contemporâneos de sua autoria – uma viagem de cor, sentimento e imaginação. Em seguida, Airton Santos tratou da sensibilidade da fotografia, além de citar aspectos da técnica para captar o essencial. Por último, Léo Ribeiro apresentou um panorama de como a história do cinema está atrelada, e nasce, no seio da animação. Durante o mês de abril os três palestrantes tentaram transmitir na Galeria La Salle, a beleza, a sensibilidade e o humor que somente as imagens invocam.

 

 

Palestra: Desafios à escolarização obrigatória: a inserção do homeschooling na legislação educacional no Brasil e em Portugal

Data: 13/05/2016

Palestrantes: Profª Dra. Maria Celi Vasconcelos e Profo Ms. Leonardo Fonseca

Coordenação da Mesa: Profª Ms. Fátima Pimenta

Os palestrantes abordaram a análise da configuração da educação doméstica na atualidade, o chamado "homeschooling". Maria Celi e Leonardo Fonseca investigaram este movimento em Portugal e no Brasil, a partir da legislação educacional e da experiência destes dois países, a fim de compreenderem como esta modalidade de ensino é negada ou permitida, localizando as perspectivas de "desescolarização" confrontadas à liberdade de escolha das famílias. Os resultados foram apresentados na antepenúltima noite da Semana de Pedagogia.

 

 

Palestra: A Educação como Direito

Data: 14/4/2016

Palestrantes: Profª Ms Ana El Achkar; Prof. Dr. Eugênio Cunha e Berenice Piana

Coordenação da Mesa: Profo. Ms. Ronald Quintanilha

O tema proposto apresentou os grandes desafios e avanços em relação à inclusão da pessoa com deficiência no contexto dos Direitos Humanos, especificamente aquelas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através das contribuições dos palestrantes, que são pesquisadores e militantes da causa, buscou-se dialogar sobre as distintas dimensões que compõem este universo, marcado por lutas e grandes conquistas no cenário brasileiro. Ao longo das últimas décadas vitórias como a “Lei Berenice Piana”, que protege autistas, vêm possibilitando a promoção humana destas pessoas, principalmente por meio de políticas públicas. A autora da lei emocionou o público e foi aplaudida de pé.

 

 

Palestra: Arte e Inclusão

Data: 15/04/2016

Palestrantes: Profa Ms. Luciane Rangel Rodrigues e Profa Mestranda (UFF) Lucília Maria Moreira Machado

Coordenação da Mesa: Profo Ms. João Paulo Silva

No livro infantiljuvenil “Ane e Jota” a ficção é mesclada com a realidade existente e também com a experiência da surdez de Luciane Rangel, que contou esta história no encerramento da programação. Assuntos como preconceito, aceitação familiar, diferença da língua oral para os ouvintes (Língua Portuguesa) e da língua gestual-visual para os surdos (Libras – Língua Brasileira de Sinais), cultura surda e cultura ouvinte foram destaques durante a palestra. Em seguida, Lucília Machado como coordenadora do Núcleo “Sensibiliza UFF” compartilhou vivências de acessibilidade no Ensino Superior e no Espaço de Arte UFF, apresentando propostas de inclusão e materiais de apoio às pessoas com deficiência. Na oportunidade, ela fez uma reflexão sobre sua trajetória, quando, na fase adulta, tornou-se cadeirante e passou a superar as dificuldades.  

Confira também as fotos da Feira Literária e da exposição:

 

Entre em Contato