“O que repetimos hoje de modelo educacional, a escola dividida em séries, os alunos evoluindo no processo de aquisição do conhecimento, tem sua raiz no pioneiro em pensar a formação dos professores. No século XVII ele já se perguntava: ‘Qual o melhor caminho para a aprendizagem?’ E estamos falando em ter este tipo de olhar com os meninos pobres setenta antes da Revolução Francesa”. O homem a que se refere Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária do Unilasalle-RJ, é São João Batista de La Salle (1651-1719), que no dia 15 de maio é celebrado como o Padroeiro dos Educadores.

Em homenagem a seu fundador, a comunidade lassalista de todo o mundo, espalhada por cerca de 80 países, celebra a Semana de La Salle. Em Niterói ela acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 9, e se estende até 13 de maio. Neste período são propostas várias atividades no sentido de fomentar a espiritualidade e identidade lassalistas, evolvendo alunos, comunidade educativa e o público em geral. A Semana de La Salle (programação abaixo) é inspirada no Ano da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco.

Este ano um destaque é a Varanda da Gentileza, uma feira da partilha com trocas de produtos e talentos. “Alunos, funcionários e público externo fazem um grande bazar em que nada é negociado. A ideia é cada um deixar o que não tem mais utilidade para si ou pode oferecer de melhor e pegar aquilo de que necessita. No espaço da Varanda Cultural quem sabe tocar um violão se apresenta e compartilha este dom, por exemplo. Estamos chamando esses momentos musicais de ‘Acústico La Salle’”, explica a coordenadora do SEAC.

A Galeria de Arte do centro universitário estará com a mostra “La Salle: Diálogos Educativos”, na qual o legado do sacerdote nos cinco continentes é revivido em banners, fotos, cédulas comemorativas do centenário da presença lassalista nas Filipinas, selos e correspondências dos Irmãos brasileiros. A trajetória também estará nos relatos de lassalistas que tiveram contato com seus semelhantes na Colômbia, Roma, Moçambique, entre outros locais (Diálogos Lassalistas).

Já a ‘Resenha’ Lassalista terá alunos vendendo quitutes pela manhã e de noite. A ‘resenha’ – termo utilizado pelos alunos mais jovens para descrever encontros informais antes de festas – (manhã) / luau (noite) vai trazer mais músicas, além de poesias e quiz com prêmios. O dinheiro arrecadado será revertido para projetos da Ação Comunitária, Atléticas e Diretório Central dos Estudantes.

O dia 12 (quinta-feira) reserva um dos momentos mais especiais, a Missa de La Salle. A celebração eucarística comandada pelo Padre Magno ocorrerá às 17h30. A reflexão continua para os funcionários administrativos no “Momento de Espiritualidade”, às 14h30 de sexta-feira. Fé, fraternidade e serviço. Os princípios de São João Batista La Salle são nosso convite à comunidade na próxima semana.