“Aprimorar as operações e seus indicadores, criar instrumentos de orientação aos docentes na condução e coordenação das operações, consolidar e compartilhar conhecimentos e divulgar o projeto”. Essa era a missão do III Congresso Nacional do Projeto Rondon, que contou com a presença de lassalistas nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Brasília. A comitiva rumo à capital do país contou com 17 graduandos, além dos responsáveis Roberto Primo e Suenne Riguete, todos participantes de expedições deste ano.

O Irmão Jardelino Menegat também viajou ao Distrito Federal, mas, no caso dele, o destino era a Câmara dos Deputados. Convidado pelo diretor do Departamento de Ensino, o Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral, o reitor se uniu a representantes das diversas universidades que vestiram a camisa da Operação Cinquentenário, realizada em Rondônia no meio do ano. Para ele, uma honra: “Não recebemos documentos, não fui chamado ao palco, mas foi significativo por conta da importância do projeto”.

Enquanto isso, na Universidade de Brasília (UnB), os estudantes de Engenharia de Produção, Civil e Administração puderam explicar os trabalhos desenvolvidos tanto no município de Monte do Carmo (em janeiro, na Operação Tocantins) quanto nos distritos de Calama, Demarcação, Nazaré, São Carlos e Cujubim Grande, os cinco localizados ao longo do Rio Madeira (em julho, na Operação Cinquentenário).

Sabrina Reis, do 8º período de Engenharia de Produção, foi uma das rondonistas do início de 2017. Para Brasília, ela levou o artigo "Uso de mídias alternativas, blogs e redes sociais", fruto de minicurso que ministrou no Tocantins. “A equipe de alunos manteve-se unida, engajada com as atividades e apresentações durante todos os dias do Congresso e acredito que conseguimos representar bem o nosso centro universitário”, atestou a discente de 21 anos.

Em entrevista ao site do Unilasalle-RJ, Sabrina ainda relatou ter trocado figurinhas com os colegas da Universidade de Brasília. “Foi simplesmente maravilhoso”, classificou, “Isso só reforçou ainda mais o nosso espírito de equipe e companheirismo”.

Por Camila Reis / Luiza Gould (revisão)

Ascom Unilasalle-RJ