O Relatório de Autoavaliação Institucional, ano base 2016, organiza-se numa sequência de Capítulos que focalizam dados e análises relativos aos cinco eixos de avaliação apontados pelo Regulamento do SINAES, procurando também que suas práticas e seu Relatório estejam em sintonia com as Instituições de Educação Superior/IES da Rede La Salle Brasil-Chile, de modo especial com a Unilasalle de Canoas, RS, onde se situa o Núcleo de Educação Superior da Rede. Nos elementos pré-textuais encontram-se um texto do Reitor, Ir. Jardelino Menegat, fsc, cuja presença neste Relatório demonstra o seu apoio às avaliações. Segue-se o dimensionamento nacional e internacional da Rede La Salle. Inicia-se, então, o corpo do Relatório com o Eixo 1, contemplando a importância da autoavaliação e os integrantes da Comissão, que representam cada segmento da Comunidade Institucional, a portaria de sua nomeação, o instrumento normativo que orienta a autoavaliação, a metodologia de levantamento e análise de dados, o Relato Institucional, em seus sete itens, de acordo com a Nota Técnica INEP, DAES, CONAES nº 62. Na continuidade, apresenta-se a análise qualiquantitativa detalhada dos dados e tabelas resultantes da avaliação do clima organizacional por docentes e funcionários, sintetizada nos comentários conclusivos.

Segue-se a avaliação de alunos egressos, fazendo-se uma análise descritiva de cada curso, finalizada por uma observação geral sintética dos resultados. Na sequência, apresenta-se a avaliação dos alunos em curso, realizada através do Programa de Avaliação Institucional/PROAVI, evidenciando, no detalhamento de resultados, um nível de satisfação no eixo relativo à Instituição foi de 96% dos respondentes e no eixo Cursos foi de 94%. Complementando o PROAVI, apresenta-se também uma análise sintética, conclusiva. Sucedem-se aspectos da avaliação da comunidade externa. Informam-se, em seguida, os meios de divulgação dos resultados da autoavaliação e as ações previstas sobre aspectos a serem aperfeiçoados de acordo com as dimensões analisadas. Seguem-se dados relativos ao Eixo 2, abordando-se a missão social e de desenvolvimento da IES, a evolução de matrículas por semestre, do 1º/2013 ao 1º/2016 e o número de alunos que encerraram os semestres letivos do 1º semestre de 2013 ao 2º semestre de 2016, observando-se também os índices de evasão, justificada por problemas financeiros. Continua-se com dados relativos à responsabilidade social da Instituição. No Eixo 3 de políticas acadêmicas, informam-se aspectos referentes à atualização de propostas de currículo, de metodologia de ensino, de planejamento e de política de qualificação de pessoal docente e administrativo.

As políticas para o ensino, a pesquisa, a Pós-Graduação e Extensão são também informadas em cada Curso. Ainda com atenção ao Eixo 3 de avaliação do SINAES, seguem-se formas de comunicação com a sociedade e projetos, linhas e núcleos de pesquisa de cada Curso, no interesse de visibilizar as políticas acadêmicas no cenário institucional. Contemplam-se, então, políticas de apoio aos estudantes e os estágios externos, monitorias e iniciação científica por curso. Prossegue-se, ainda, no Eixo 3, com as revistas acadêmicas e as políticas de pessoal. No Eixo 4, de políticas de gestão, apresentam-se procedimentos relativos à sustentabilidade financeira e à organização e gestão institucional, complementadas pelo organograma. No Eixo 5, apresentam-se a infraestrutura física e informações relativas à Biblioteca De La Salle. Finaliza-se o Relatório com o Comentário conclusivo.