Menu

1.573 quilômetros separam o Unilasalle, no Rio de Janeiro, da Universidade La Salle, em Canoas, o que significam mais de 19 horas de estrada pelo literal brasileiro. Distâncias geográficas, no entanto, não são novidade para o Irmão Paulo Fossatti, reitor da instituição sulista. Além de gestor na Rede La Salle, outras responsabilidades o levam a percorrer longitudes, como a presidência da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Foi representando a ANEC e a La Salle que o professor palestrou no Seminário Missões Religiosas e Educação Básica no Brasil, em Botafogo. O evento, com realização da Fundação Getúlio Vargas, se deu no fim de agosto.  

Fossatti participou da mesa de abertura, na manhã do dia 31. Para discutir a filosofia e o papel da educação católica, a proposta do seminário, o reitor da Universidade La Salle resgatou as origens da educação no país, falou sobre o trabalho da ANEC e ressaltou os ganhos advindos das missões católicas, como escola humanizada; educação integral; experiência e o sentido existencial; transcendência; responsabilidade social, institucional e pessoal; participação nas políticas educacionais; formação de educadores; e legado para a qualidade de vida.    

O Irmão lassalista escolheu compartilhar com os presentes fala do bispo espanhol radicado no Brasil, Dom Pedro Casaldáliga, para encerrar sua participação. Um dizer cujo sentido também não se limita a distâncias: “Ao final do caminho me dirão: tens vivido? Tens amado? E eu, sem dizer nada, abrirei o coração cheio de nomes...”.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

Entre em Contato