Imaginação, amor, dedicação, e mão na massa! Alguns adjetivos que estiveram presentes na prova final do projeto “Jovem Confeiteiro”, uma parceria do Unilasalle-RJ com a Gas Natural Fenosa, realizada no dia 7 de junho. Junto à expectativa de conseguirem realizar o preparo dos pratos escolhidos com sucesso, os alunos tiveram que lidar com a presença de um item obrigatório: o chocolate. Mas isso não foi problema, já que os grupos usaram de técnica e criatividade para a confecção dos pratos que escolheram.

A responsabilidade da prova final era similar a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e por isso, existia uma banca para avaliar os pratos dos jovens. Vinícius Elias, Marcela Demori, Dhi Ferrari e Carol Wanis foram os chefs responsáveis por apresentar não só uma avaliação, mas conselhos de como aprimorar os doces que cada grupo preparou. O quarteto ainda deu dicas para aprimorar o trabalho de cada confeiteiro.

A prova consagrou todos como vencedores, trazendo receitas como a torta mousse de damasco com bolo de rolo. Mas o que mais contou para alunos, chefs e julgadores foi a experiência de estar em um projeto cheio de engajamento vindo dos alunos, a porta de entrada para um futuro promissor.

“Aprendemos muita coisa que nos ajuda profissionalmente, é gratificante fazer um curso que nos dá uma bagagem para atuar no mercado de trabalho”. É o que conta, com um sorriso no rosto, a aluna Thaianne Rodrigues, de 19 anos, que ao lado das amigas Barbara e Luana criou a receita verrine de romeu e julieta com mascarpone. A partir da experiência conquistada no projeto, ela produz bolos e trufas para complementar sua renda.

Confira os pratos realizados por cada grupo:

Cristiane e Graziela - Crumble com creme pâtissier e geléia de mirtilo

Jean e Jennifer - Torta mousse de damasco com bolo de rolo