“A importância de participar destes eventos é clara: são oportunidades de compartilhar conhecimento”, é o que acredita Fernanda Nanci, docente e coordenadora adjunta do curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ. No último mês, ela e o professor Jeancezar Ditzz participaram de congressos distintos, mas que trouxeram experiências grandiosas para ambos.

Fernanda participou do Congresso Latino-Americano em Ciência Política, no final do mês passado. O Congresso, realizado na cidade de Montevidéu, no Uruguai, é organizado pela Associação Latino-Americana de Ciência Política. O tema central foi a democracia e as instituições políticas na região abrangida pelo escopo do órgão.

Ao lado de pesquisadores de diferentes nacionalidades, a docente participou de duas mesas, como contou ao site do Unilasalle-RJ” “A primeira referiu-se à política exterior, segurança e defesa na América do Sul, em que, além de fazer a mediação, apresentei um artigo relacionado à minha pesquisa no doutorado”, pontuou, “Na outra mesa, comentei sobre as visões acerca da liderança do Brasil e o processo sul-americano. Apresentei artigo publicado na revista Carta Internacional e escrito em coautoria com a professora Patricia Nasser, antiga coordenadora do centro universitário, atualmente professora na UFMG”.

Para Fernanda, a experiência é algo engrandecedor. “Volto do Congresso com muito mais conhecimento da realidade regional e certamente com novas ideias, exemplos e indicações de estudos e programas de pós-graduação para nossos alunos”, revelou.

A produção de conteúdos acadêmicos não acontece apenas fora do centro universitário. Fernanda também elaborou um artigo em parceria com a aluna Rayane Mourão de Magalhães, cujo título é “A política externa de Lula e Uribe no combate ao narcotráfico: caminhos divergentes diante de um problema comum”. Em resumo, o artigo analisa as políticas de combate ao narcotráfico adotadas por Brasil e Colômbia.

Fernanda comenta que esses tipos de artigo geralmente vêm atrelados aos trabalhos finais de curso: “Em alguns casos, os alunos possuem uma agenda de pesquisa muito semelhante à nossa, o que motiva que o estudo seja aprofundado em um segundo momento, após a defesa de monografia, gerando um artigo feito em parceria”. E a união entre aluno e professor só tende a crescer, como adianta. “Felizmente, estas parcerias frutíferas têm se tornado constante no curso de Relações Internacionais. Em breve, inclusive, lançaremos um livro que congrega artigos escritos em coautoria por professores e discentes”, conclui.

Já o professor Jeancezar Ditzz, que leciona a disciplina de “Direito Internacional” para o curso de Relações Internacionais a quase oito anos, participou de dois congressos no mês de julho. Ditzz contou ao site do Unilasallle-RJ, como foi agregar mais experiências em sua vida profissional. O primeiro Congresso da Federação Internacional de Estudos da América Latina e Caribe (FIEALC) ocorreu dos dias 25 a 28 de julho em Belgrado, na Sérvia. O Congresso reúne pesquisadores da América Latina com o objetivo de “refletir e debater em conjunto sobre os fenômenos e eventos nas diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas, em um campo acadêmico internacional”.

Da Sérvia para a Áustria. No último dia de julho, Ditzz já tinha aterrissado próximo à principal instituição de ensino superior desse segundo país. Na Universidade de Viena aconteceu o fórum de discussões sobre a América Latina, evento este em que o professor marcou presença junto de três docentes, além do Irmão Jackson Bentes. Em um dia inteiro na presença de vários alunos e professores, a maioria de Relações Internacionais e de Direito, ele pôde apresentar o trabalho autoral sobre a “Nova Lei de Migrações no Brasil e o direito à nacionalidade no Direito Brasileiro”.

Os dois eventos foram de extrema importância para o docente, e deram a ele a oportunidade de apresentar a pesquisa que desenvolve no Unilasalle-RJ. “Foi uma experiência rica em contatos profissionais em ambas as universidades que sediaram os eventos, além de trocas de experiências em dois países importantes (a Sérvia e a Áustria). O interesse de ambos pelo Brasil é muito grande, em vários aspectos, inclusive no acadêmico, em especial pelo Direito e a pesquisa jurídica no Brasil”, finalizou Ditzz.