Marisa De Luca estava entre os professores que, no início do ano, observavam os próprios alunos se tornarem protagonistas no Instituto Professor Ismael Coutinho, durante acolhida organizada pelos integrantes do 2º e 3º anos aos de 9º e 1º. A atividade, em fevereiro, contou com confecção de texto, poesia e desenho sobre o que os novos estudantes esperavam do IEPIC. Entre os recém-chegados, estavam os interessados de nível médio no curso Normal do instituto, referência há 182 anos, do qual Marisa é docente desde 2008. Foi com esta bagagem e a experiência no estado desde 1994 que a professora veio ao Unilasalle-RJ ministrar a palestra “A reforma do curso Normal no Estado do Rio de Janeiro”.

O encontrou ocorreu no Auditório La Salle, dia 11 de abril, reunindo discentes de Pedagogia. Marisa frisou a importância de a formação dos mestres ser continuada, além de abordar outros pontos, como a história do curso Normal e sua grade curricular. Desde 2009, a matriz curricular passou a contemplar o ensino de Química, Física, Biologia, História, Geografia, Matemática, entre outas, no lugar do ensino somente das metodologias didáticas. O turno também passou a ser integral.