14/05/2018 - 10:00
Prismas entra em sua última semana na programação da Galeria La Salle

As luzes da Galeria realçavam as cores das fototelas de Renato Neves, fotografias que, tratadas digitalmente, ganham nuances da pintura. “Eu conhecia de dia a Galeria, mas de noite, como agora, com as obras, é um verdadeiro show”, diz João Alberto Bittencourt. Ele e a mulher, Mônica Perriraz, foram dois participantes da inauguração de “Prismas”, dia 18 de abril, agora em sua semana final. Desde aquela quarta-feira, 140 pessoas já prestigiaram a mostra, mas ainda há tempo para novas assinaturas no livro de presença. A mostra sai de cartaz no próximo dia 17.

Proprietários de uma imobiliária, o casal tem uma ligação com a arte, como explicou Mônica na ocasião: “Sou também professora de pintura e me encantei com o trabalho do Renato. Ele tem uma criatividade grande, é um artista nato, trata-se de algo muito pessoal e de fazer duas artes em uma só”. O marido fez coro, ressaltando ainda a importância da tecnologia para as obras do fotógrafo. Se antes “utilizávamos a máquina analógica, com filme de 36 poses, agora você faz 'n' fotos sem esta preocupação e ainda podendo editar o material”.

Essa ação é fundamental para Neves, que utiliza o Photoshop para experimentar uma mistura de técnicas em suas fotos, criando trabalhos únicos, ao dar asas à imaginação. O resultado chamou a atenção de Renata Palmier, coordenadora de eventos da Imprensa Oficial, e coordenadora da Sala de Cultura Leila Diniz. “Ele nos procurou na Sala de Cultura trazendo consigo um pendrive e quatro mil fotos. Disse para ir para casa e selecionar 100, mas foi um trabalho muito difícil diante de tanto conteúdo rico”, contou Renata. Veio da parceria com a Imprensa Oficial a impressão das fototelas para exibição na Galeria: “É um trabalho com uma gama de exibições que poucos artistas têm. Podemos apresentá-lo em fine art, impressão em PVC, em tela, é um artista múltiplo”.

Renata Palmier visitou pela primeira vez a Galeria de Arte La Salle na inauguração de “Prismas”, apesar de conhecer a coordenadora do espaço, Angelina Accetta, de longa data. A Sala de Cultura Leila Diniz já recebeu mais de uma exposição vinda da Galeria e vice-versa, um intercâmbio que, na opinião de Renata, é importante para a cidade de Niterói, necessitada “de espaços gratuitos de arte”. “Você ter um espaço desse, dessa qualidade, com um fotógrafo sensível como o Renato, só tem a agregar”, concluiu.

 

“Prismas” pode ser visitada até quinta-feira, dia 17 de maio, das 9h às 21h. A Galeria fica situada no Unilasalle-RJ, Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói, RJ.

 



Confira a galeria de fotos e vídeos
Voltar