A definição de um e de outro termo é fácil de supor. O primeiro, “currículo formal”, refere-se ao conjunto de conteúdos estabelecido pelos sistemas de ensino. Já o segundo, “currículo real” é aquele de fato aplicado no espaço escolar. Diante da dualidade, uma pergunta se faz urgente para quem vive o tema no dia a dia: Quais as referências propostas pelo Estado a serem consideradas e o que meu aluno deve realmente aprender? Esse foi o fio condutor do “1º Encontro: Currículo, Educação e Sociedade”, organizado por alunos da disciplina de mesmo nome, ministrada para o 3º período de Pedagogia.

A professora Ana Paula Lanter lançou o desafio e a turma o abraçou, tornando real o debate do dia 31 de maio, no Anfiteatro Irmão Egydio Lucas. “Desejo a vocês uma noite muito proveitosa, de diálogo, para que possamos cada vez mais firmar o nosso papel na educação, não só como aquele professor que domina um conteúdo, mas que tem militância, um profissional incessante”, disse a docente no início do encontro, dando a largada para o anúncio das palestrantes.

Eram elas: Mara Alves e Manna Maia, respectivamente diretora e professora da Escola Municipal Anísio Teixeira; Poliana Santos, coordenadora da Educação Infantil do Objetivo Camboinhas; e Alice Queiroz, professora de Educação Infantil do Instituto Maia Vinagre. Educadoras, portanto, de instituições públicas e privadas, para passar diferentes memórias e narrativas a respeito do currículo na escola. Parte da responsabilidade de selecionar esses nomes e trazê-los ao Unilasalle-RJ foi de Gabriela Albuquerque, de 38 anos. A futura pedagoga conta ter participado de todas as etapas para a realização da roda de conversa.

“A Ana Paula nos proporcionou esta vivência com uma temática tão atual e importante, que ressignifica as nossas práticas”, analisou a graduanda, “Momentos assim são riquíssimos pois, além de conhecermos realidades de sucesso já implementadas, trocamos opiniões sobre a escolarização e o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, a nova Base Nacional Comum (BNCC), dentre outros assuntos”.

O encontro contou com apoio da Atenas Papelaria, Cultura Inglesa, Zacar Imóveis e Gráfica Unicop.