Seis anos e mais de 400 mil mortos, 5 milhões de refugiados. Por trás da frieza dos números, vidas, famílias, histórias e uma pergunta: “Para onde se direciona o Oriente Médio com o fim da guerra na Síria?” A questão deu nome à aula inaugural do curso de Relações Internacionais, com a presença da professora doutora Monique Sochaczewski Goldfeld, autora do livro “Do Rio de Janeiro a Istambul: contrastes e conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1917)”. A palestra ocorreu no fim de março e contou com a presença de alunos de História.

“O grande diferencial do La Salle é exatamente essa interação entre os cursos”. Assim avalia Fernando Talask, 52 anos, futuro historiador, atualmente no 4º período da graduação. Integrante da turma que aceitou em peso o convite de RI, o estudante contou ao site do Unilasalle-RJ que se surpreendeu com o encontro. “Não imaginava o quanto poderia nos agregar. Percebemos as correlações que temos com Relações Internacionais e quanto nós precisamos conhecer mais sobre Oriente Médio, que acabamos restringindo a classificação de ‘árabes’”, relatou, “Iniciativas como essa abrem a capacidade de o aluno ter uma grandeza do que é o mundo. Saímos encantados e com uma vontade muito grande de aprender mais, por isso sugerimos a criação de um curso de extensão”.

Veja fotos da palestra:

Por Luiza Gould