“A presença dos familiares é muito importante, até porque, sem eles, muitos não teriam alcançado o êxito e esperamos que as conquistas continuem”. Professor e coordenador adjunto do curso de Administração, André Parreiras fala com propriedade sobre a importância da família para os graduandos. Na tarde do dia 26 de abril, ele participou de mais um lançamento do Caderno de ADM, que chega à 8ª edição, mas, desta vez, havia algo de especial: o trabalho da sua filha estava entre os escolhidos para serem homenageados. “O TCC dela foi selecionado pelo professor Hélio Valim, que a orientou”, completou o pai na ocasião.  O foco da pesquisa de Carolina Carvalho Parreiras foi a empresa de pijamas “Hug me”, criada por ela e as colegas Thamirys Regina Alves de Sousa e Silva, e Marcela da Costa Chagas.

O mote do trabalho, que é motivo de tanto estudo pelos discentes ao final do curso, pode variar. Enquanto Carolina escolheu criar uma empresa, o estudante Omar Abreu de Carvalho optou por uma outra vertente. O jovem decidiu falar sobre Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. “É um trabalho que tenta relacionar como podemos exercer dados, informações e transformar isso em conhecimento. De que forma podemos usar um ERP (sistema integrado onde dados transformam-se em gráficos e informações), tornando esse conhecimento uma boa base para trazer vantagens às empresas”, explica o agora administrador de 29 anos.

Carvalho ainda explica sobre o motivo de ter escolhido esse tema: “Eu já tinha uma certa leitura e interpretação, por isso ficou mais fácil dialogar com esses autores”. Ao contrário de Carolina Parreiras, a família de Omar Carvalho não estava presente, mas isso não foi motivo para tristeza, já que, durante todo o curso, a presença dos pais foi fundamental: “Meus pais não vieram, estão trabalhando. Mas eles ficaram muito felizes com a notícia do meu trabalho ter sido escolhido. O apoio para a educação existe na maioria das famílias e é de extrema importância”.

Nesta edição foram contemplados 11 trabalhos que se dividiram entre individuais ou em grupo. O vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Ronaldo Cury Gismondi, participou da celebração, parabenizando alunos e professores. “É uma alegria muito grande cada edição do Caderno de Administração. Trata-se de uma publicação indexada, isso significa que os artigos, assim como os nomes dos autores, vão circular em âmbito internacional e, após um tempo, irão aparecer nos mecanismos de busca, tanto Google quanto os acadêmicos. Isso vai cumprir uma finalidade importante, pois a ciência não evolui se não for por um encadeamento de trabalhos”.

Gismondi citou ainda a possibilidade de inovação por parte dos alunos: “Os passos dados aqui, que poderiam ser caracterizados como pequenos, podem ser gigantescos na medida em que outras pessoas leiam os trabalhos escritos por nossos alunos. A partir desses resultados, pode-se fazer um caminho de evolução da ciência em que se desenvolvam processos a marcar profundamente a Administração. O mundo está cheio de exemplos dessa natureza, em que estudantes em seus trabalhos intermediários de curso ou de conclusão de curso conseguiram lançar conceitos e relatar observações”.

Por Camila Reis

Fotos de Beatriz Siqueira