12/07/2018 - 15:43
O macarrão não foi para a panela: alunos de Engenharia Civil constroem pontes de macarrão

Dois quilos de macarrão, uma xícara de durepoxi, duas xícaras de cálculos, um ou mais softwares, e muita, muita dedicação! Essa não é uma receita tradicional, e nem foi para panela ou para o forno. Trata-se de uma receita para a ponte de macarrão, criada por alunos de Engenharia Civil em um estudo desenvolvido na disciplina Análise de Estruturas. Dentro de sala de aula, o tema era abordado de forma diferente, como explica o professor Gustavo Coquet, responsável pela disciplina: “O objetivo foi desenvolver de maneira prática o conteúdo ensinado em sala de aula. Elaboramos uma planilha de cálculo levando em consideração características do macarrão”.

Acompanhados ainda da professora Suzana Arleno e do coordenador Hélio Valim, os alunos apresentaram suas estruturas na Varanda da Galeria La Salle. Em entrevista, Valim explicou o processo de construção das pontes e falou sobre o emprego de metodologias ativas. “É uma forma dinâmica, e divertida de trabalhar conteúdos de sala de aula. A estrutura, a forma e, a apresentação são baseadas em software. A brincadeira é verificar se aquilo que foi pensado e estudado vai suportar o peso previsto”, completa ele.

Exatos 30 quilos. Esse foi o maior peso medido naquela noite, dando ao grupo que confeccionou a estrutura o sonhado primeiro lugar. O time foi composto por André Ricardo de Abreu, Aline Frossard dos Santos, Lucas Santos Felicetti e Robert Bruce Burns Junior. “Tivemos muito comprometimento, muita responsabilidade, e união no grupo. Acredito que isso tenha nos ajudado a vencer”, conta Aline, que foi homenageada com o nome da ponte, intitulada “princesa”, por ser a única menina do grupo.

Mesmo aguentando 30 quilos, o recorde ainda é da ponte do semestre passado, feita pelos alunos Caio Teles e Jéssica Bragança, que suportou 49 quilos.

Esse ano a disputa ficou acirrada:

1º lugar: 30 kg

2º lugar: 20 kg

3º lugar: 17 kg

4º lugar: 15 kg

5º lugar: 10 kg

6º lugar: 9 kg

7º lugar: 3 kg

Por: Camila Reis/ Revisão: Luiza Gould

Fotos: Camila Reis

Ascom Unilasalle-RJ

Confira a galeria de fotos e vídeos