Neuze e Alair chegaram próximo da primeira hora à Rua Gastão Gonçalves, número 55. Zesonita juntou-se a elas no último segundo. Se a história do Núcleo de Prática Contábil do Unilasalle-RJ fosse um relógio, esse seria o cenário que une as três em uma mesma história. Enquanto as duas amigas frequentam o NPC desde sua origem, Zesonita Amorim conheceu pela primeira vez o trabalho desenvolvido por estudantes e professores no dia 6 de outubro, quando a equipe celebrava o milésimo atendimento de 2017, ano em que o núcleo completa uma década de atividade. Para comemorar, o coordenador, Henrique Tinoco, reuniu os atuais estagiários, os visitantes de primeira viagem e também os “clientes” (as aspas se mostram necessárias porque todos os serviços prestados são gratuitos) de longa data.

Dona Neuze é, sem dúvida, o xodó desta turma. Nome e um sobrenome: Neuze Cid. Idade: “Ah, minha filha, isso eu não conto para ninguém”, diz a simpática senhora de óculos com lentes azuis. E então, ela desata a contar sua trajetória no endereço de Santa Rosa. “Eu recebi uma notificação da Receita Federal e fui até lá. Chegando, recebi um cartãozinho me recomendando para o professor Tinoco. Ele tem uma habilidade, nos ajuda de uma maneira...”, atesta. O elogio vem de quem está acostumada com as funções desempenhadas no NPC. Imposto de renda? Ela já chegou a preparar a declaração de 20 colegas de uma só vez, mas era muito estresse: “Teve uma ocasião que todo mundo foi para uma festa e fiquei sozinha, terminando as declarações porque era o último dia de prazo. Outra vez, coloquei o telefone de todos e esqueci justamente do meu”.

Alair Silva Harduim, de 71 anos, também colocava a mão na massa quando o assunto era IRFF. “Eu fazia a declaração das amigas, ia sempre na Receita, pegava o formulário para preencher e um manual. Qualquer dúvida podíamos tirar lá. Aí veio a era da informática. Falei: ‘Sabe de uma coisa, não vou me meter nisso não, vou é pagar alguém para fazer o meu’. Foi quando a Neuze me apresentou o núcleo ligado ao curso de Ciências Contábeis”, lembra, “O atendimento é excelente, essas moças e esses rapazes são simpáticos, sempre de bom humor para nos ajudar e qualquer dúvida eles logo buscam esclarecer com o professor Tinoco, que sabe de tudo”.

Enquanto a entrevista acontece, Henrique Tinoco monta cheio de orgulho a mesa com o grande bolo de chocolate ao centro. O segredo para dez anos de sucessos no NPC ele reparte com os alunos, “muitos dos quais passaram por aqui e hoje estão no BNDES, na própria Receita Federal. Prova de que esta prática que eles adquirem conta muitos pontos”. Natalia Noronha, de 23 anos, reforça a fala do docente. Egressa de Administração do Unilasalle-RJ, ela decidiu voltar após a colação de 2015 para cursar Ciências Contábeis, estando agora no 6º período, por conta da equivalência de disciplinas.

Natalia em ação, aprendendo com o professor Henrique Tinoco no início do ano

Desde março no Núcleo de Práticas Contábeis, ela vê a atuação do dia a dia indo além do “estágio para contar no currículo”. “Eu cheguei, não sabia nada de Imposto de Renda e já domino. Aprendi, principalmente, a lidar com o público, o que é muito importante também na nossa área. Agora meu desafio é conhecer uma revisão de ofício, vou fazer a da Dona Neuze, orientada pelo professor Tinoco”, revela Natalia.

A essa altura dos depoimentos, Dona Neuze e Alair já batem o maior papo com fatias do bolo de aniversário nas mãos. Já Zesonita, de 68 anos, prepare-se para ir embora. A procura foi por conta de um imposto não declaro devido à falta de conhecimento em 2016, o que a fará, em breve, realizar nova visita ao NPC. As três senhoras se encaixam no perfil da grande maioria dos atendidos pelos futuros contadores. Apesar de o foco ser a assistência à população mais carente, muitos idosos passaram a frequentar o espaço por conta do acolhimento, reforçado por Zesonita Amorim: “Me senti em casa”, decreta ela antes de passar pela porta. Enquanto sai, um novo assistido entra em busca de auxílio. Em 2017 ele será o milésimo quarto a passar por ali.

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira