Menu

Receita de hoje: Crostini de maçã verde com chocolate branco e Crostini de banana com creme de avelã. Próximas aulas: Rocambole à la doce de leite e também na versão brigadeiro; trufas; bolos; mousses; palha italiana... A cada sexta-feira uma doçura diferente para alegrar o coração e o bolso. Começou no último dia 29 a Oficina de Confeitaria para Mulheres, voltada para aquelas que recebem até um salário mínimo e querem complementar a renda doméstica na cozinha.  Atrás do balcão, a professora é Marcela Demori, egressa de Relações Internacionais e pós-graduanda de Gastronomia.

“A Marcela é fundadora da Amelie Chocolatier e está dando aula de forma voluntária, porque quer ensinar”, contou Fernanda Nanci, coordenadora adjunta do curso de RI, na aula inaugural do projeto, “Também fizemos campanha de apadrinhamento no Unilasalle-RJ para as pessoas apoiarem a Oficina de Confeitaria. Conseguimos uma boa quantia para pagar o curso de vocês. Desejamos vê-los aprendendo, saindo daqui para vender bastante”.

Quem também deixou algumas palavras para as futuras confeiteiras foi Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária (SEAC): “Espero que este seja de fato um momento de transformação, de acreditar no empoderamento feminino, na ideia de que o sustento de muitas das nossas famílias vem sim das mãos das mulheres. Penso em quantas histórias conheço de mães doceiras que formaram filhos doutores. Que este possa ser um caminho para vocês”.

No primeiro contato com suas pupilas Marcela aproveitou para dá-las algumas noções de higiene entre as facas e os tabuleiros. Ela lembrou da importância do uso de unhas sempre curtas e sem esmalte, além do traje correto em sala de aula: sapatos fechados, calças e blusas de preferência de manga comprida. Antes de dar o sinal verde para as alunas começarem os trabalhos ralando as maçãs, Marcela ainda deixou um importante lembrete. “Hoje vamos fazer dois tipos de crostini, mas vocês podem recriar em casa os recheios. Não precisam ficar presas às opções que estou apresentando”, disse.  

Afinal, a ideia como diz aquele velho ditado popular não é dar o peixe, mas sim ensinar nossas meninas a pescar. Ao todo o curso conta com oito aulas e é realizado até 1º de julho. O Projeto Mundo Pares é financiador de parte da oficina. 

Entre em Contato