Veio da infância o primeiro flerte com as notas. Brunno Bastos tinha 7 anos quando participou de um concurso no SESC São Gonçalo para pequenos talentos. Os pais perceberam que havia entre o filho e a música uma relação especial nascendo e o incentivaram, com 13 anos, a estudar voz e violão no Conservatório de Niterói, instituição com mais de um século de existência. Foram três anos amadurecendo aquele sentimento, para nunca mais abandoná-lo. Hoje, com 26, o discente do 6º período de História acumula shows no currículo, o mais recente deles a Mostra de Talentos, realizada na Varanda Cultural do Unilasalle-RJ há uma semana.

O evento, coordenado pelo Núcleo de Arte e Cultura, tem o objetivo de valorizar as habilidades dos lassalistas, dando palco às estrelas. Apesar de ser a primeira apresentação em um espaço de ensino para Bastos, ele não se assustou. Ao longo de 30 minutos, deixou fluir seu lado “híbrido musical que passeia pelo folk, pop, MPB”. Entre as escolhas do repertório, destaque para Os Arrais, Lenine, Skank, Tiago Iorc e Nando Reis. O músico conta que as letras também pesaram:

“Sempre me preocupei com a qualidade da música, não pelo que ela expressa em suas produções ou equalizações, mas pelas mensagens que ela tem a passar. Nós temos vivido dias difíceis e percebi que a poesia traz de certa forma alívio para as pessoas neste caminho. Eleger as canções foi buscar àquelas que abordassem angústias reais”.  Caso de Móntreal (Os Arrais), “Fecho os olhos/E encho o peito/Do ar de um monte/Onde rico e pobre/Comerão da mesa do rei”, e Paciência (Lenini), “Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma/Até quando o corpo pede um pouco mais de alma/Eu sei, a vida não para”.

A “linha mais melódica” que o cantor gosta de seguir parece ter agradado. Quando a pergunta é “Como foi tocar na sua universidade?”, a resposta começa com diferentes adjetivos. “Diferente, interessante, apaixonante. Acima de tudo mágico”, define, “As pessoas que vemos de longe todos os dias de repente estão ali, parando para te ver. Foi muito prazeroso perceber que a galera estava gostando de ouvir”.