Menu

Entre 100 bilhões de galáxias está a Via Láctea. Dentro dela, o sistema solar. Dentro dele, a Terra. Dentro do planeta estão o mar, os continentes, os países, os estados, os municípios, os bairros, a sua casa e até a formiga que passei pelo espaço. O universo comporta vários conjuntos de elementos, como as mandalas, compostas de círculos concêntricos, que surgem para dar sentido e unidade ao mundo. Utilizado no budismo e na ioga, o conceito é o tema da nova exposição da Galeria La Salle, inaugurada na última segunda-feira, dia 11, durante a Semana de Pedagogia.

A mostra “Mandalas: Caminhos espirais rumo ao self” traz 20 obras de técnica mista. Tintas, tecidos, aviamentos, papéis, plásticos, miçangas, conchas, fitas e brocados dialogam com imagens de formas circulares no trabalho de Raquel Ferreira. Formada em História pela UFF, a artista estuda Arteterapia. Foi com o curso que ela pôde ser surpreendida pelas mandalas. Apaixonada pelas imagens do inconsciente, Raquel começou a pesquisar os círculos sagrados de diversas culturas, as cirandas de roda das crianças, além das formas circulares da natureza, das células aos planetas.

Em sua exposição, a artista retrata a existência nos movimentos espiralados. “As mandalas de Raquel representam a completude a partir do círculo e também a busca da harmonia interior. Como exercício terapêutico, a artista entrelaça diferentes materiais enquanto tenta encontrar o seu íntimo através de símbolos, cores e formas”, resume Angelina Accetta, coordenadora da Galeria.

“Mandala: Caminhos espirais rumo ao self” fica em cartaz até o dia 22 de abril, com visitações abertas ao público e gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Já o agendamento de visitas orientadas por ser feito com o serviço de curadoria educativa do Núcleo de Arte e Cultura.  Veja as fotos da inauguração: 

Entre em Contato