Menu

Os jovens no avião rumo a Florianópolis traziam um ar de novidade para os mestres Denise Salles, Fernanda Nanci e Rafael Araújo. Foi a primeira vez que um grupo de alunos acompanhava os professores rumo ao evento da Associação Brasileira de Relações Internacionais. E o resultado não poderia ter sido melhor, nas palavras deles. Nos dias 29 e 30 de setembro, os lassalistas ganharam um reforço e tanto dos discentes para a apresentação das iniciações científicas desenvolvidas no Unilasalle-RJ. O 3º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação da ABRI reuniu pesquisadores e estudiosos da área de todo o país na Universidade Federal de Santa Catarina.    

“Participar do seminário possibilitou que eu me conectasse com outros estudantes e profissionais da área de Relações Internacionais”, avalia Luiz Leomil, de 21 anos, “Após essas novas experiências, me sinto mais entusiasmado por estar na área de pesquisa. Começo a perceber a universidade não apenas como um lugar onde informações são repassadas aos alunos, mas como espaço de novos conhecimentos e inovação”.

O aluno do 4º período de RI foi um dos responsáveis por apresentar o pôster sobre a política de refugiados na América Latina. Junto de sua dupla, a discente Vanessa Mendonça, Leomil relembrou aos participantes a Declaração de Cartagena, elaborada em 1984 na tentativa de responder aos deslocamentos forçados consequentes de regimes ditatoriais. O documento de caráter inovador soma ao conceito de refugiado aquele que sofre de “grave e generalizada violação de Direitos Humanos”.

“No pôster fizemos uma análise comparativa de como vários países latinos se dispõem a reconhecer os solicitantes de refúgio. Observando os ordenamentos jurídicos desses locais, destacamos aqueles que possuem uma definição mais ampla de quem são esses refugiados, e os que possuem uma definição mais restrita, dificultando as chances dos migrantes forçados receberem este status”, explica o futuro internacionalista.  

Nathália Teixeira, do 8º período, por sua vez, divulgou com a amiga Marcella Rocha o trabalho de análise da paradiplomacia econômica do estado do Rio de Janeiro. O grupo de pesquisa busca oportunidades de cooperação, comércio, financiamentos e inovações tecnológicas. A aluna, de 22 anos, leva como principal ganho do seminário a chance de conhecer pessoalmente nomes já familiares: “Para mim, um dos momentos de destaque foi conhecer a Letícia Pinheiro, autora de diversos textos que lemos em 'História da Política Externa Brasileira e Relações Internacionais do Brasil', com a professora Fernanda Nanci. É interessante conhecer alguém que escreveu os textos que você leu durante a graduação; e no Seminário da ABRI, muito desses autores participam”.

Em termos de carreira, Nathália considera importante a participação em eventos como este pois “o meio profissional começa a te olhar com outros olhos, nota a sua proatividade, experiência, e, é claro, abrange sua perspectiva e conhecimento. Para a área acadêmica é essencial”.

 

Veja os resumos de todas Iniciações Científicas apresentadas no Seminário:

A atuação internacional dos entes subnacionais: um estudo sobre a paradiplomacia econômica do Estado do Rio de Janeiro

Alunas responsáveis pela apresentação do pôster: Marcella Rocha (5º período) e Nathália Teixeira (8º período)

Orientação: Fernanda Nanci e Rafael Araújo

A Unidade de Inteligência Comercial do curso de Relações Internacionais derivou de uma parceria estabelecida com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa conta com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e tem por objetivo analisar a economia fluminense. Neste sentido, além da avaliação das exportações e importações do nosso estado, os estudantes envolvidos na pesquisa possuem a tarefa de analisar potenciais mercados para as micro, pequenas e médias empresas fluminenses, com o intuito de contribuir para o estímulo às exportações desses setores. Em razão da pesquisa, hoje o curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ está inserido na Rede de Inteligência Comercial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com a participação de diversas instituições, como a FUNCEX, o SEBRAE e a FIRJAN.

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DIREITOS HUMANOS

Da emergência do Regime Internacional de Refugiados à sua internalização no âmbito doméstico: um estudo de caso sobre o Brasil

Alunos responsáveis pela apresentação do pôster: Gustavo Loureiro (8º período) e Flávia Barros (4º período)

Orientação: Denise Salles e Fernanda Nanci

 

O Espírito de Cartagena na América Latina: um estudo comparativo sobre a política para refugiados

Alunos responsáveis pela apresentação do pôster: Luiz Leomil (4º período) e Vanessa Mendonça (5º período)

Orientação: Denise Salles e Fernanda Nanci

Atualmente, o número de solicitantes de refúgio em solo brasileiro ampliou consideravelmente, estimulando maior interesse pelo tema na academia, na mídia e nos debates políticos. Este projeto propõe aprofundar o conhecimento sobre Direitos Humanos e Relações Internacionais, a partir de uma pesquisa sobre os refugiados e a atuação do Estado brasileiro. A pesquisa se insere no contexto de uma parceria entre o Unilasalle-RJ e a Cáritas/RJ, instituição que trabalha com o acolhimento e proteção de refugiados e solicitantes de refúgio. Ela visa desenvolver um banco de dados sobre os refugiados no Brasil que combine dados legislativos, políticos, históricos e sociais. Ademais, busca capacitar os alunos do curso de Relações Internacionais na perspectiva contemporânea sobre os direitos humanos e suas violações. O trabalho de investigação compartilhado com a Cáritas tem o objetivo de criar condições para o aprimoramento dos pareceres emitidos pela organização.

 

Participação dos docentes:

ARTIGOS

“A atuação do Estado brasileiro na proteção dos refugiados: a distância entre a legislação e a garantia dos direitos humanos” – PAINEL: “Política externa: migrações e minorias”

Professoras Denise Salles e Fernanda Nanci

“A Unidade de Inteligência Comercial do curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ: uma ferramenta de análise para potencializar as exportações fluminenses” – PAINEL: “Mercado de trabalho e conhecimento aplicado em Relações Internacionais”

Professores Fernanda Nanci e Rafael Araújo

 

“As disputas entre a Venezuela e a Guiana pela região de Essequibo: história e atualidade de uma polêmica” – PAINEL: “O Brasil e o Mundo até o Século XIX”

Professor Rafael Araújo

 

Palestra:

Fernanda Nanci foi coordenadora e debatedora do painel “Política externa brasileira e as elites”

Entre em Contato