“As grandes mudanças da humanidade foram feitas mais por indivíduos do que por instituições. E é no que acredito: botar a mão na massa, pesquisar e desenvolver a sociedade. A sustentabilidade é o que mais representa isso: evoluir a ponto de não prejudicar mais o meio ambiente e conseguir um desenvolvimento que se renova”. A vontade de mudar o mundo, ou pelo menos um pouquinho dele, vem de Victor Miranda de Almeida. Com apenas 25 anos, o aluno do último período do curso de Engenharia de Produção, subiu mais um degrau em busca de seu objetivo.

Junto dos professores Alexandre Reis e Suzana Arleno, Miranda publicou um capítulo no livro “Sustentabilidade e Responsabilidade Social – Volume 9”. Essa foi mais uma conquista do jovem, já que, desde 2017, ele vem estudando sobre a síntese dos bioplásticos, o que resultou em prêmio pela categoria Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP). Depois dessa conquista, mais uma, no mesmo Simpósio, só que voltada para a área de Gestão Ambiental, em “Síntese de bioplásticos feitos a partir de polímeros e óleos naturais em micro-ondas”, que visava soluções para o menor impacto do meio ambiente.

Chegar tão longe é motivo de agradecimento para o estudante, já que, para ele, a vitória não se deu sozinha. “Sou muito grato principalmente ao professor Alexandre, que é um profissional incrível e realmente cumpre seu papel, motivando muito seus alunos à pesquisa e desenvolvimento”, afirma Miranda, referindo-se ao docente Alexandre Reis, que ministra aulas de Química para as Engenharias do Unilasalle-RJ desde 2015.

Já no caso do professor, a palavra que resume o trabalho dele junto ao aluno é “recompensa”. “Saber que a comunidade científica está de olho em nosso trabalho é muito bom”, afirma Reis. Em entrevista ao site do Unilasalle-RJ, Reis contou também como surgiu a oportunidade da publicação na revista: “Foi através do trabalho no V SIMEP (Simpósio de Engenharia de Produção) de 2017, onde fomos premiados como melhor artigo na categoria sustentabilidade e responsabilidade social. A editora Poisson fez o contato através dos anais do simpósio”.

Por: Camila Reis/ Revisão: Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ