O céu ganha um largo e doce sorriso, daqueles que fazem o coração se sentir acolhido. A comunidade lassalista perdeu ontem Alberto Giuseppe Sgarbi. Esse era o nome de batismo, mas a simpatia e delicadeza o fizeram se tornar conhecido como Irmão Hilário. Sua marca registrada, a distribuição de pipoca, o fez uma figura muito querida pelas crianças. Nascido em 18 de março de 1931, ele faleceu ontem, às 23h30min, na Comunidade Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre.

O velório ocorre nesta segunda-feira desde às 11h na capela 08 do Cemitério Parque São Vicente, em Canoas (RS). Às 17h, será celebrada a missa de corpo presente, na Capela Ecumênica, seguida pelo sepultamento. No Colégio La Salle Abel, haverá missa, amanhã, dia 19, às 6h30, na Capela do Colégio. Convidamos todos os educadores e alunos a estarem unidos, em oração, pelo descanso eterno de nosso querido Irmão Hilário, expressando nossa solidariedade aos familiares.

O Irmão chegou a exercer a função de professor, mas na maior parte do tempo ocupou o cargo de Orientador Disciplinar nos Colégios La Salle Botucatu e La Salle São Carlos, ambos de São Paulo. Parte da carreira foi na cidade de Niterói, cujo apelido tanto combina com sua personalidade. Veja a mensagem escrita pelo reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat:

A limitação física da visão não o impedia de se colocar a serviço dos outros. Todos os dias acolhia os alunos na porta do Colégio La Salle Abel, com a saudação de um bom dia ou boa tarde. O Irmão Hilário foi um homem de trabalho, fé e oração. Gostava de pescar e visitar os seus familiares. Em 30 de janeiro de 1999, celebrou seu Jubileu de Ouro de Vida Religiosa Consagrada, em sua terra natal, Palmitos – SC. Portanto, 67 de Irmão Lassalista.

Todos temos consciência que o momento de despedida de um amigo ou de familiares é sempre de dor, tristeza. É um momento onde as lembranças do passado voltam com mais intensidade à mente. Lembra-se com saudade do jeito simples de ser, de conviver e agir. Lembra-se com saudade de sua alegria e de sua empolgação pela vida. Lembra-se com saudade de suas palavras de carinho e amizade, que tantas vezes foram causa de conforto, de consolo e de ânimo nos momentos fáceis e difíceis. O Irmão Hilário soube ser esta presença.

De fato, todos aqueles que amamos sempre ficam gravados em nossos corações, por mais que o tempo passe e por maior que seja a distância que nos separe. Não esquecemos os amigos e familiares quando partem, pois não é só a presença física, tangível, que nos faz recordar. Recordamos o jeito de ser e conviver.

Irmão Hilário, o senhor continua presente em nossas vidas, particularmente nas Comunidades Educativas e Religiosa do La Salle Niterói – RJ, por isso continue intercedendo por nós junto de Deus. Descanse em Paz!"