Comemorar o nascimento de Jesus, reunir-se com os familiares, ou arrumar a árvore de Natal. Tudo isso faz parte da rotina de preparação da data mais especial do mês de dezembro. Mas um detalhe sempre se faz presente em todas as casas: as comidas servidas na noite do dia 24. Por isso, os jovens do projeto Energia do Sabor prepararam mais um almoço natalino para ficar no currículo – dia 1º de dezembro o desafio foi na sede da Gas Fenosa –, desta vez em casa, como parte da comemoração pela data tão esperada, e ao final de um ciclo importante na aprendizagem das técnicas culinárias.

O chef Vicente Maia explicou como funcionaria o almoço, já que provas práticas valem notas e estrelas para os alunos que se saírem melhor na preparação: “Fizemos uma dinâmica para que o almoço ocorresse, e eles estão preparando há três dias. Para isso, eles elaboraram uma lista de insumos e tiveram que preparar uma mesa de Natal com entrada, prato principal e sobremesa”. O almoço também contava com alguns jurados, sendo eles colaboradores do Unilasalle-RJ. Cada um ganhou uma ficha para dar diferentes notas a cada um dos grupos, além de um ponto extra para a mesa que estivesse com a melhor decoração.

Logo após as orientações para jurados e alunos, o reitor, Irmão Jardelino Menegat, deu sua honrosa palavra aos jovens, salientando o diferencial de estarem em um curso de qualidade. “Espero que vocês se preparem para a vida aqui. Não só no aspecto profissional, mas que vocês saiam daqui sentindo-se amados, valorizados, assim como nós queremos que vocês deem valor a esta instituição”, completou o reitor.

E mãos à obra! Os jovens dividiram-se em cinco grupos de quatro alunos cada. As proteínas típicas de Natal, com que eles trabalharam, foram sorteadas e, além do preparo, eles elegeram um chef que ficou responsável por dar boas-vindas aos degustadores, e apresentar os pratos. No final, todas as notas eram somadas e o grupo que ficasse com a maior, venceria a prova, além de ganhar mimos dos professores Vicente Maia, Cris Gonzalez e Dhi Ferrari.

Rufem os tambores! O chef e professor Vicente Maia deu o veredicto: “Todos os grupos foram bem, mas apenas um vence. Vou chamar os grupos que ficaram em 1º e 2º lugar, quase empatados, grupo quatro e cinco”! Nesse momento o suspense aumentou, mas Maia deu dicas, e quem conseguiu desvendá-las, logo descobriu o vencedor. “E por uma diferença de dois pontos, que podem ter sido por uma rabanada, uma panacota, um purê, ou... posso dar um palpite, acho que foi o molho de laranja. Quem ganhou foi o grupo cinco”, declarou o chef.

Integrante do grupo vencedor, e chef representante escolhido pelos amigos, Felipe Reis contou ao site do Unilasalle-RJ sobre sua jornada no projeto Energia do Sabor e como é sentir o gostinho da vitória. “Fazer comida é o que mais gostamos. É bom saber que deu certo, que agradou todo mundo”, comemorou o jovem de 23 anos. Além disso, Reis também relatou como a culinária surgiu em sua vida: “Eu queria fazer jornalismo, mas eu sempre gostei de cozinhar em casa, porém nunca vi como profissão. Depois de um tempo, pensei que eu realmente poderia seguir essa carreira e passei a amar gastronomia”.

Felipe e os amigos na apresentação do prato de entrada

Confira aqui todos os pratos de entrada, principal e sobremesa que foram servidos no almoço de Natal preparado pelos jovens:

Grupo 1

Duas opções de entrada: Sanduíche de tender com maionese de abacaxi, alface e tomate.

Espetinho no palito de alecrim com tomate cereja, pimentões amarelos e vermelhos, tender e abacaxi, acompanhado de geleia de compota de morango com cebola.

Prato principal: Bacalhoada com creme de leite, maionese e azeitonas, acompanhado de arroz natalino.

Duas opções de sobremesa: Mousse de limão siciliano com biscoito champanhe e raspas de limão.

Quiche doce com redução de maçã e passas, açúcar mascavo e creme inglês.

Grupo 2

Entrada: Tortilha de salpicão com chester e tortilha de compota de pimentões.

Prato principal: Bacalhau cremoso feito com purê, cream cheese, requeijão e creme de leite, acompanhado de salada verde.

Sobremesa: Cheeesecake sensação: Uma repaginação do cheesecake tradicional. Ao invés do creme branco, geleia de morango. Na parte debaixo, uma camada de crumble de biscoito e chocolate na finalização.

Grupo 3

Entrada: Salada de peru com bolinha, frutas e folhas verdes, torradinhas e molho de laranja.

Prato principal: Lombo recheado com bacon, calabresa, pasta de ameixa e creme de queijo para finalizar. Para acompanhar, arroz cremoso com abacaxi, milho, pimentões amarelos e vermelhos, azeitona, bacon e batata baroa assada, além de um abacaxi caramelizado.

Sobremesa: Bolo de chocolate umedecido com licor de amêndoas e geleia de morango. No recheio, brigadeiro branco e na finalização ganache de chocolate e suspiro.

GRUPO 4- SEGUNDO LUGAR

Duas opções de entrada (Vegetariana e com proteína):

Opção com proteína: Rabanada salgada. Na finalização, patê de tender com cereja para decorar.

Opção vegetariana: Salpicão vegetariano com palmito, cenoura, maçã verde, nozes, castanha de caju e passas. Na finalização, palha de batata doce. Para umedecer, maionese de ervas.

Prato principal: Escondidinho de frango natalino feito com batata baroa e requeijão. Para acompanhar, arroz de açafrão, abobrinhas, amêndoas e banana da terra.

Duas opções de sobremesa: Rabanada recheada com brigadeiro de damasco.

Cheesecake feito com massa de biscoito de champanhe, recheado com morango e cobertura de geleia de morango.

GRUPO 5 – VENCEDOR

Entrada: Salada com mix de folhas, tomate cereja, damasco e crouttons. Para acompanhar, rocambole com recheio de queijo.

Prato principal: Lombinho com mousseline de batata baroa. Para acompanhar, farofa com banana da terra e castanha. Na finalização, molho de laranja.

Sobremesa: Panacota de limão siciliano e geleia de frutas vermelhas.

Por Camila Reis / Revisão Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira