Entre os dias 14 e 18 de setembro, as alunas Bruna Cysneiros e Rosimar Rabelo, do curso de Relações Internacionais, participaram do Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC), promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), representando o Unilasalle-RJ. Nesse estágio, nossas estudantes adquiriram conhecimentos básicos sobre a estrutura das Nações Unidas e sobre o funcionamento das Operações de Paz, e conheceram as principais diferenças entre as doutrinas de Coordenação Civil-Militar em uso no mundo. Também observaram o processo de planejamento da CIMIC e estiveram em contato com militares e civis que exerceram funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis, os quais transmitiram as lições aprendidas e experiências vividas.

“O estágio me proporcionou experiências surpreendentes. Além de contar com profissionais dedicados, o evento é de uma organização impecável. Como estudante de RI, pude adquirir conhecimentos que não obteria em nenhum outro lugar, como a possibilidade de entender e aprofundar os conhecimentos sobre os termos que pautam a coordenação civil-militar, os desdobramentos internos da ONU e das forças armadas em uma missão de paz. Sem dúvida, uma oportunidade única e que agrega não só à vida acadêmica, mas também ao futuro profissional”, destacou a jovem Bruna Cysneiros.