O salto, que não pode fazer parte da rotina, estava em todas elas, assim como a maquiagem. O uniforme deles deu lugar ao dolman, marca registrada dos chefs. O entorno também mudou: sem bancadas, fogões, panelas... A cozinha, companheira de tantos meses, ficou brevemente fora de cena, resolveu ceder, gentilmente, seu lugar para o palco. Afinal, diferente de todas as noites desde o início, e daqui para a frente, não era hora de colocar a mão na massa, era a vez de colher frutos. Morango, maçã, mas também tartelli, tornedor, canjiquinha, bruschetta. Doces ou salgados, eles se esforçaram em cada prato, fazendo por onde para receber seus certificados. Na última quinta-feira, 1º de setembro, a 3ª turma do "Energia do Sabor", uma parceria entre a Fundação Gas Natural Fenosa e o Unilasalle-RJ, se formou.

Destinado à profissionalização de jovens carentes entre 18 e 24 anos, o projeto revelou desta vez 15 talentos, todos já de olho no mercado, como lembrou o reitor do Unilasalle-RJ na cerimônia: “La Salle queria que os alunos aprendessem a bem viver, aprendessem não para uma prova ou para ter um conhecimento a mais, mas para entrarem no mundo do trabalho. Que vocês possam dar sabor, saber, bem viver a tantas pessoas que vão usufruir da aprendizagem de vocês neste tempo”.

O cuidado para com o cliente foi citado pelo Irmão Jardelino Menegat ainda em outro momento, quando se recordou da prova final dos meninos, à la Masterchef. Em trios, os alunos tiveram que preparar pratos com um ingrediente principal, o frango, para uma banca de jurados incluindo chefs, críticos gastronômicos e o próprio reitor. Como no programa, também não faltaram câmeras, graças à presença da equipe do RJTV. Naquela ocasião, Luan Vieira afirmou ao repórter Paulo Mário Martins ser “libertador olhar as pessoas comendo o que você fez e ver os olhos brilhando: ‘Está muito bom’”.

No caminho trilhado em busca dos diferentes paladares, no entanto, nem tudo foram flores. “É como o médico que quer a saúde de cada um de vocês e dá um remédio muito amargo, o óleo de rícino. Ele efetivamente limpava tudo o que era ruim internamente. As coisas amargas ajudam a crescer, porque se tudo é fácil talvez a gente se acomode”, frisou Menegat se referindo às críticas dos mestres e familiares, necessárias no processo de aprendizagem. Figuras consideradas fundamentais, ambos foram citados no discurso de Jefferson Vicente Gonçalves, escolhido para falar em nome dos colegas.

Dono de um sorriso largo constante nas aulas, Gonçalves foi um dos ganhadores da prova final com seu risoto de moela. Ele elencou pais, amigos e irmãos “que no anonimato compartilharam dos nossos ideais, compreenderam-nos, incentivaram-nos, mesmo que de longe”, companheiros dos dez meses, “no início estranhos uns aos outros, distantes, isolados e tímidos. Aprendemos que para haver comunicação é necessário considerar o outro”, e mestres: “Obrigado professores, por acreditarem em cada um de nós e pelo esforço de todos os dias. Por transmitirem o que estava no planejamento, mas também no coração”.

Dois dos docentes, os chefs Vicente Maia e Cris Gonzalez, estavam na primeira fila para também se emocionar com um vídeo criado pelo departamento de Comunicação e Marketing, a partir da iniciativa da turma. Ao som de “The Climb” (Miley Cyrus), todos puderam rever juntos os momentos de concentração e descontração. A frase “São muitas as montanhas, mas quando se tem guias como estes, nenhuma escalada é difícil o suficiente para nos fazer desistir”, abriu e deu o tom da homenagem.

Guilherme Dias, coordenador de Extensão, agradeceu em nome dos professores, deixando um convite. “Temos muito orgulho de vocês terem confiado em nós, acreditado no trabalho desta equipe. Que vocês saiam daqui hoje, mas não esqueçam que as portas do Unilasalle-RJ sempre estarão abertas”, declarou, “porque este é o grande valor desta instituição: os seus alunos vão para o mundo, mas estamos sempre prontos a recebê-los de volta”.

Enquanto o retorno não acontece, a saudade já é grande. Veja as selfies (constantes nas aulas do chef Vicente Maia) e outras fotos da formatura, fechada com chave de ouro. Os jovens ganharam coquetel preparado pela nova turma do "Energia do Sabor" e curtiram a despedida embalada por música de Bhia Tabert e Thiago de Oliveira.