Elo s.m. 1. Designação de cada uma das argolas que formam uma corrente. 2. União ou relação construída entre pessoas e coisas; conexão. O significado da palavra no dicionário é o mesmo de outra com grafia muito similar e já uma realidade no Unilasalle-RJ: ELU. O Encontro de Lideranças Universitárias é a nova atividade espiritual tocada pelo Setor de Ação Comunitária (SEAC). A brincadeira com a sonoridade da sigla não é mera coincidência. A proposta de Livia Ribeiro e sua equipe é criar um grupo agregador, que possa se tornar referência para os católicos no centro universitário. No dia 8 deste mês, as primeiras pessoas selecionadas a dedo se reuniram no Auditório La Salle.

“De início é um time pequeno, fizemos convites pontuais, por indicação, porque a ideia é que vá crescendo conscientemente”, explica a coordenadora do SEAC, “Para formar estes líderes comprometidos com a proposta pastoral do Unilasalle-RJ, é importante trabalharmos com algumas perguntas como: o que acredito ser esta liderança? Que tipo de liderança quero que se reflita por aí?”. Para Livia, o jovem do ELU deve ser aquele que, “em uma perspectiva do Papa Francisco”, tenha capacidade de acolhida, uma formação para a misericórdia, além de entender “o ser católico no profundo sentido do que é ser cristão e não um repetidor de regras”.

Aluno do 4º período de Ciências Contábeis, Luiz Paulo Porto, quer se tornar uma dessas pessoas. O jovem de 25 anos participou do primeiro encontro do ELU, e conta que chegou a ficar em dúvida se aceitava ou não o convite. Por conta da rotina corrida, ficou com medo de se comprometer, até receber o flyer do evento com uma passagem de Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato:  se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele Comigo”.

“Ali pude sentir que Deus queria que eu participasse”, revela Porto. O futuro contador saiu satisfeito deste primeiro sábado: “Encontrei pessoas que, assim como eu, têm a necessidade de se aprofundar nos ensinamentos de Cristo e de transmitir esses conhecimentos aos outros alunos. Acredito que com o nosso trabalho em conjunto alcançaremos este objetivo, conseguiremos criar verdadeiros laços de união, respeito e amor com os nossos próximos”.

Para Livia Ribeiro, o dia 8 foi o momento de estreitar laços. “Fizemos orações e partilhas, é o primeiro passo nesta empreitada de reunir a comunidade de alunos oferecendo espaços de evangelização permanente, em que o protagonismo seja parte da opção pedagógica”, diz, deixando ainda um recado, “Se você se identifica com a fé católica e gostaria de participar, procure a Ação Comunitária na Galeria e venha conhecer o ELU, no dia 5 de novembro”.

Veja outros projetos da Ação Comunitária aqui