A Rede La Salle RJ foi, novamente, a anfitriã do Encontro das Escolas Católicas de Niterói, evento que marcou o início de mais um ano letivo nas instituições da cidade que norteiam suas linhas de atuação a partir da formação humana e cristã. Realizado na manhã do último sábado (20/02), na Sala de Convenções do Unilasalle-RJ, o evento reuniu cerca de 400 profissionais da área de Educação, entre professores e orientadores educacionais dos colégios La Salle Abel (e CEPLAS), Salesiano Santa Rosa e Região Oceânica (e Oratório Mamãe Margarida), São Vicente de Paulo (e Centro Educativo Infantil São José), Nossa Senhora da Assunção (e Madre Ângela), São José, Nossa Senhora das Mercês e Divina Providência.

A acolhida aos participantes ficou por conta da equipe de Pastoral do La Salle Abel. Uma missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo de Niterói, D. José Francisco, e concelebrada por padres de quatro escolas participantes, marcou a abertura da manhã de trabalho. O reitor do Unilasalle e vice-diretor do La Salle Abel, Ir. Jardelino Menegat, que também é Conselheiro Estadual da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos presentes e apresentar o Centro Universitário La Salle do Rio e Janeiro.

Após uma pausa para o lanche, preparado com muito capricho pela turma da Gastronomia do Unilasalle, o Encontro das Escolas Católicas recebeu o psicanalista, mestre em Psicologia pela PUC-Rio, especializado em atendimentos a adolescentes e adultos, e também em psicoterapia de famílias, o professor Cesar Ibrahim. O convidado propôs uma reflexão sobre “Os desafios e as possibilidades da Educação de valores, no contexto das relações em rede”. Diante de uma plateia atenta de educadores, o palestrante elencou as principais dificuldades enfrentadas por eles, no delicado ofício de conduzir a formação de sujeitos, que devem ser capazes de se constituírem psiquicamente de uma forma autônoma.